Pesquisa por dimensão

Pressão dos pneus para a competição

A tabela abaixo detalha as pressões adaptadas à condução de competição, não estão em caso algum homologadas para a estrada. Por isso, é obrigatório estabelecer as pressões de origem uma vez fora do circuito.

As pressões indicadas são-no a título indicativo. O condutor experiente é livre de as modificar conforme as suas preferências e os limites mecânicos. A pressão deve ser ajustada em porções de 0.15 bar para mais precisão.

Para não arriscar ter um desgaste irregular com pneus certificados DOT, a pressão não deve ser sempre demasiado baixa. Uma inflação insuficiente implica o aparecimento de um pequeno círculo de desgaste no bloco do ombro. Uma inflação adaptada permite minimizar os riscos.

O comportamento do condutor é certamente o parâmetro mais importante para assegurar um desgaste uniforme.

Tipo de veículoPosiçãoPressão
Tração à frenteÀ frente2.4 / 3.15 bar
Atrás2.1 / 2.8 bar
Motor à frente/ Tração atrásÀ frente2.4 / 3.15 bar
Atrás2.1 / 2.8 bar
Motor Atrás/ Tração atrásÀ frente2.4 / 3.15 bar
Atrás2.4 / 2.8 bar

Como reduzir ou aumentar subviragem ou sobreviragem?

A tabela abaixo detalha as modificações nos pneus e na geometria adaptadas à condução de competição, não estão em caso algum homologadas para a estrada. Assim, recomenda-se restabelecer as medidas de origem uma vez fora do circuito.

Ajuste Diminuir Subviragem Diminuir Sobreviragem
Pressão pneu à frente Mais baixa Mais alta
Pressão pneu atrás Mais alta Mais baixa
Largura pneu à frente Maior Menor
Largura pneu atrás Menor Maior
Carroçaria roda à frente Mais positiva Mais negativa
Carroçaria roda atrás Mais negativa Mais positiva
Convergência roda à frente Mais divergente Mais convergente
Convergência roda atrás Mais convergente Mais divergente
Guarda-rodas à frente Suavizar Endurecer
Guarda-rodas atrás Endurecer Suavizar
Barra estabilizadora à frente Mais maleável (mais fina) Mais rígida
Barra estabilizadora atrás Mais rígida (mais grossa) Mais maleável

Condução em tempo de chuva

É recomendável aumentar a pressão dos pneus de 0.4-0.7 bar em relação à pressão em estrada seca para limitar o risco de aquaplaning.

A recordar: o aquaplaning ocorre quando uma lâmina de água se forma entre o pneu e a estrada. Esta lâmina de água pode separar o pneu e a estrada e engendrar uma perda de tração.

Aumentar a pressão arredonda o flanco do pneu, reduzindo a amplitude de deflexão.

Por isso, a superfície de contacto torna-se fina e estreita. Isto permite igualmente manter os sulcos do pneu abertos para uma evacuação ótima da água.


LiveChat
Whatsapp Messenger