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A tabela abaixo detalha as pressões adaptadas à condução de competição, não estão em caso algum homologadas para a estrada. Por isso, é obrigatório estabelecer as pressões de origem uma vez fora do circuito.
As pressões indicadas são-no a título indicativo. O condutor experiente é livre de as modificar conforme as suas preferências e os limites mecânicos. A pressão deve ser ajustada em porções de 0.15 bar para mais precisão.
Para não arriscar ter um desgaste irregular com pneus certificados DOT, a pressão não deve ser sempre demasiado baixa. Uma inflação insuficiente implica o aparecimento de um pequeno círculo de desgaste no bloco do ombro. Uma inflação adaptada permite minimizar os riscos.
O comportamento do condutor é certamente o parâmetro mais importante para assegurar um desgaste uniforme.
Tipo de veículo | Posição | Pressão |
---|---|---|
Tração à frente | À frente | 2.4 / 3.15 bar |
Atrás | 2.1 / 2.8 bar | |
Motor à frente/ Tração atrás | À frente | 2.4 / 3.15 bar |
Atrás | 2.1 / 2.8 bar | |
Motor Atrás/ Tração atrás | À frente | 2.4 / 3.15 bar |
Atrás | 2.4 / 2.8 bar |
A tabela abaixo detalha as modificações nos pneus e na geometria adaptadas à condução de competição, não estão em caso algum homologadas para a estrada. Assim, recomenda-se restabelecer as medidas de origem uma vez fora do circuito.
Ajuste | Diminuir Subviragem | Diminuir Sobreviragem |
---|---|---|
Pressão pneu à frente | Mais baixa | Mais alta |
Pressão pneu atrás | Mais alta | Mais baixa |
Largura pneu à frente | Maior | Menor |
Largura pneu atrás | Menor | Maior |
Carroçaria roda à frente | Mais positiva | Mais negativa |
Carroçaria roda atrás | Mais negativa | Mais positiva |
Convergência roda à frente | Mais divergente | Mais convergente |
Convergência roda atrás | Mais convergente | Mais divergente |
Guarda-rodas à frente | Suavizar | Endurecer |
Guarda-rodas atrás | Endurecer | Suavizar |
Barra estabilizadora à frente | Mais maleável (mais fina) | Mais rígida |
Barra estabilizadora atrás | Mais rígida (mais grossa) | Mais maleável |
É recomendável aumentar a pressão dos pneus de 0.4-0.7 bar em relação à pressão em estrada seca para limitar o risco de aquaplaning.
A recordar: o aquaplaning ocorre quando uma lâmina de água se forma entre o pneu e a estrada. Esta lâmina de água pode separar o pneu e a estrada e engendrar uma perda de tração.
Aumentar a pressão arredonda o flanco do pneu, reduzindo a amplitude de deflexão.
Por isso, a superfície de contacto torna-se fina e estreita. Isto permite igualmente manter os sulcos do pneu abertos para uma evacuação ótima da água.
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