Clique aqui para fazer uma pesquisa

Apertar os parafusos de uma jante

A montagem da roda é uma etapa delicada para respeitar as regras de segurança do seu veículo. Encontrará explicações sobre a mudança de roda no manual do seu carro.

Quando apertar os seus parafusos, é imperativo verificar a limpeza dos mesmos. Não devem ter pó nem pedras suscetíveis de prejudicar o aperto ou de deteriorar o parafuso.

Como apertar os parafusos manualmente, sem forçar. Depois de os parafusos estarem no sítio, utilize uma chave dinamométrica ou uma cruzeta específica para terminar o aperto, respeitando uma determinada ordem (segundo o número de parafusos):


Se não respeitar essa ordem, a sua jante arrisca-se a danificar o seu veículo pois não estará corretamente fixada ao eixo.

É inútil meter-se de pé em cima da cruzeta ou da chave para apertar os parafusos! Se apertar demasiado as porcas, danificará o passo do parafuso do seu eixo. Tenha em atenção que qualquer intervenção para reparar um eixo custar-lhe-á os olhos da cara.

Depois de ter os parafusos apertados, pode circular com toda a serenidade. No entanto, lembre-se de controlar novamente os parafusos ao cabo de 50 km/100 km. As vibrações causadas aquando da circulação podem desapertar ligeiramente os parafusos.