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"Tyre heat cycle": ciclo de subida de temperatura

Apesar dos progressos faraónicos realizados no domínio da mecânica e da aerodinâmica, os pneus são sempre frágeis. O ciclo de aquecimento é um meio útil de solidificar os seus pneus e preservar a sua longevidade.

O que é o ciclo de aquecimento do pneu?

O ciclo de aquecimento é uma unidade de medida utilizada para descrever a duração de vida de um pneu de competição. É o circuito que o pneu percorre entre um momento de repouso e outro. Ou seja, entre o momento em que está frio, em que a temperatura aumenta por causa da condução, e o momento em que o pneu está novamente em repouso.

Como é que o ciclo de aquecimento pode influenciar o desgaste dos meus pneus?

Quando um pneu sai da fábrica, é necessário um período de rodagem para que os desempenhos sejam ótimos. Para um pneu de carro de competição, isto deve-se ao facto de as ligações entre as moléculas de borracha não serem uniformes. Existem ligações sólidas e ligações fracas. O desafio é livrar-se dessas ligações fracas que causarão o desgaste prematuro do pneu. É o fenómeno de deflexão que permite às ligações fracas romperem-se.

Como fazer para reforçar a estrutura do pneu?

Existem tantos ciclos de aquecimento como tipos de utilização de um pneu. O ciclo mais importante é o primeiro. É importante seguir as seguintes indicações para tirar o melhor partido dele.

O primeiro ciclo de aquecimento deve ser progressivo, por isso, é aconselhável montar rapidamente de forma progressiva e não fazer manobras demasiado agressivas.

O tempo de aquecimento deve situar-se entre 10 e 15 minutos. Para isto, dê algumas voltas de circuito, sem forçar, aumentando progressivamente a sua velocidade. A última volta deverá permitir atingir a velocidade e a temperatura máximas. Isto incentiva a queimar pneu.

Quando os pneus estiverem em repouso, não lhes deve tocar durante, pelo menos, 24 horas. Com efeito, a subida de temperatura e as vibrações aquando da primeira condução farão com que as ligações fracas se desagreguem.

O período de repouso permite às moléculas de borracha reconstituírem-se a favor das ligações fortes (tendência à entropia de um sistema).

Por outro lado, reativar um segundo ciclo de aquecimento sem respeitar este período de latência implicará uma longevidade do pneu pois as ligações não terão tempo de se reconstruir.


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