Pesquisa por dimensão

Como armazenar os seus pneus não utilizados?

Decidiu-se por fim por um novo par de pneus de inverno? Pronto a enfrentar o inverno e as estradas com gelo?

Mas onde armazenar os pneus para a hibernação? É mais fácil saber onde não devem ser guardados, nem no quarto das crianças (por causa do risco de ocorrência de furos), nem na cozinha (presença de produtos gasosos, temperaturas elevadas) ou na casa de banho (humidade), do que saber qual o local de armazenamento adequado.

Eis um pequeno recapitulativo das condições a respeitar para uma conservação ideal.

Os pneus não são feitos para um armazenamento de longa duração. Regra geral, um armazenamento de vários meses em condições que deixam a desejar terá efeitos negativos para o pneu.

O armazenamento de pneus desmontados

Os pneus devem ser mantidos num espaço longe da luz diurna (o ozono tem um efeito corrosivo na borracha) e a baixa temperatura. O local deve estar bem ventilado (sem corrente de ar).

Uma cave ou uma oficina são melhores do que um sótão ou uma garagem por causa de grandes diferenças de temperaturas constatadas.

Os pneus devem ser guardados em posição vertical a fim de evitar as deformações e agilizar mais o trabalho de montagem. Não devem ficar suspensos ou empilhados no flanco.


Se guardar pneus com inscrições brancas entre eles, é imperativo sobrepor as inscrições para evitar que a borracha preta não tinga a branca.

É igualmente possível embalar cada pneu num saco plástico de jardinagem, zelando por expulsar o máximo de ar possível para preservar o pneu contra o pé exterior e de humidade.

Os pneus com câmara-de-ar devem estar cheios pela metade para o armazenamento.

Tente inspecionar bem o interior do pneu antes da montagem, pois a humidade pode atacar as camadas metálicas do pneu e os detritos podem obstruir a válvula de ar.

É imperativo efetuar uma rotação regular dos pneus desmontados para que o pneu não afundar de algum lado.

O armazenamento de pneus montados em jantes

O armazenamento de pneus montados em jantes é de longe preferível à primeira categoria. Porém, implica ter jantes sobresselentes. É importante armazenar os pneus no flanco e não na vertical. Contrariamente aos pneus sem jantes, os pneus montados em rodas podem ficar suspensos.


Vantagens: nenhuma deformação causada pelo armazenamento.

Convém igualmente rodar a roda regularmente para evitar qualquer risco de afundamento.

Um pneu afundado é inutilizável?

O fenómeno de achatamento resulta de uma falta de cuidado no armazenamento de pneus. Geralmente, desaparece depois do aquecimento do pneu. Todavia, um achatamento resultante de um longo período sem rotação do pneu (superior a 6 meses) apresenta o risco de causar danos irrecuperáveis.

Alguns pneus são mais vulneráveis que outros:

  • Os pneus de alto desempenho dotados de um índice de velocidade elevado são mais sensíveis ao fenómeno de achatamento por causa das propriedades elásticas do nylon que os compõe.
  • Um pneu cujo perfil é estreito é igualmente mais sensível ao fenómeno de achatamento.
  • Se o pneu estiver montado numa jante, deve ser enchido à pressão recomendada para adquirir resistência.

Para os casos de figuras que acabou de tratar, é primordial marcar os pneus (esquerdo à frente, direito à frente, etc.) a fim de respeitar as instruções de segurança para a rotação dos pneus.

O armazenamento de pneus montados num veículo

Para não estragar os seus pneus em pouco tempo, é imperativo aliviar os pneus do peso do veículo armazenando-o em calços. Se isto for impossível, a pressão dos pneus deve ser aumentada em 25 % e o veículo movido a cada três meses.

É imperativo mover os veículos imobilizados a cada três meses a fim de evitar o aparecimento deste fenómeno de achatamento.


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