A regulamentação europeia impõe uma profundidade de sulcos mínima que permita ao pneu evacuar a água de forma eficaz. Pode variar consoante o país mas geralmente está fixada em 1,6 mm.
A maior parte dos pneus tem indicadores de desgaste nas ranhuras da banda de rodagem que indicam ao condutor o momento em que tem de mudar de pneus.
Existem outros sistemas para medir o desgaste do pneu:
É importante poder determinar as eventuais causas de um desgaste anormal da banda de rodagem. É muito frequente estar associada a uma pressão incorreta (inflação insuficiente ou inflação excessiva) mas existem outros fatores (problema mecânico paralelismo, calibragem, suspensão, transmissão) que também podem estar na origem de um desgaste do pneu.
Problemas de desgaste | Causas |
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Os ombros (extremidades da banda de rodagem) gastam-se mais depressa do que o centro da banda de rodagem. |
Inflação insuficiente |
Os pneus não são trocados há muito tempo | |
Viragem realizada a grande velocidade | |
Jantes e pneus mal adaptados | |
O centro da banda de rodagem gasta-se mais depressa do que os ombros. |
Inflação excessiva |
Jantes e pneus mal adaptados | |
Os pneus não são trocados há muito tempo | |
Um dos lados do pneu desgasta-se invulgarmente depressas. |
Os pneus não são trocados há muito tempo |
Rodas mal alinhadas, problema de geometria e de paralelismo | |
Uma zona localizada (ou várias) da banda de rodagem desgasta-se invulgarmente depressa. |
Mau estado dos órgãos de união e de suspensão |
Má calibragem dos pneus | |
Travagem ou arranque demasiado bruscos | |
Inflação insuficiente | |
Desgaste diagonal |
Roda mal alinhada, problema de geometria e de paralelismo. |
Inflação insuficiente | |
Os pneus não são trocados há muito tempo | |
Má calibragem dos pneus |
O desgaste prematuro dos pneus pode ser causado por um defeito de paralelismo. O indicador visual de alinhamento (VAI) é um sistema que permite reparar um problema de paralelismo de controlar o desgaste em cada roda, sem sistema de medição eletrónico. O VAI é constituído por cinco pares de lamelas de borracha colocadas ao nível do ombro. Após alguns milhares de quilómetros, basta comparar os indicadores graduados situados a uma profundidade com um a quatro milímetros para verificar se o desgaste do ombro é o mesmo dos dois lados do eixo.
Sim, é importante efetuar uma ligeira rodagem do pneu.
Aquando da sua conceção, os pneus estão cobertos de uma camada de lubrificante a fim de facilitar desmoldagem. Assim, mesmo aquando da venda, uma fraca partícula de lubrificante está sempre presente no pneu.
É preciso circular a uma velocidade moderada durante os primeiros quilómetros do pneu (200km-400km).
Sendo o comportamento de cada pneu diferente consoante a marca e os perfis, tome tempo para se adaptar aos seus novos pneus.
Por isso, nos primeiros tempos, evite travagens bruscas, bem como fortes acelerações.