Pneus auto

Desgaste dos pneus

1. Profundidade legal de sulcos e indicadores de desgaste

A regulamentação europeia impõe uma profundidade de sulcos mínima que permita ao pneu evacuar a água de forma eficaz. Pode variar consoante o país mas geralmente está fixada em 1,6 mm.

A maior parte dos pneus tem indicadores de desgaste nas ranhuras da banda de rodagem que indicam ao condutor o momento em que tem de mudar de pneus.

indicador desgaste pneu

Existem outros sistemas para medir o desgaste do pneu:

  • O indicador de desgaste numérico que consiste em gravar na banda de rodagem vários números que se apagam ao longo do tempo.
  • A mudança de cor. A borracha interna fica laranja fluorescente quando o pneu está gasto.
  • O calibre de profundidade (este utensílio pode ser comprado em qualquer loja de artigos para automóvel)

2. Desgaste dos pneus: diagnosticar os problemas

É importante poder determinar as eventuais causas de um desgaste anormal da banda de rodagem. É muito frequente estar associada a uma pressão incorreta (inflação insuficiente ou inflação excessiva) mas existem outros fatores (problema mecânico – paralelismo, calibragem, suspensão, transmissão) que também podem estar na origem de um desgaste do pneu.

Problemas de desgasteCausas
Os ombros (extremidades da banda de rodagem) gastam-se mais depressa do que o centro da banda de rodagem.

ombro pneu
Inflação insuficiente
Os pneus não são trocados há muito tempo
Viragem realizada a grande velocidade
Jantes e pneus mal adaptados
O centro da banda de rodagem gasta-se mais depressa do que os ombros.

desgaste banda rodagem pneu
Inflação excessiva
Jantes e pneus mal adaptados
Os pneus não são trocados há muito tempo
Um dos lados do pneu desgasta-se invulgarmente depressas’.

desgaste invulgar pneu
Os pneus não são trocados há muito tempo
Rodas mal alinhadas, problema de geometria e de paralelismo
Uma zona localizada (ou várias) da banda de rodagem desgasta-se invulgarmente depressa.

desgaste invulgar pneu
Mau estado dos órgãos de união e de suspensão
Má calibragem dos pneus
Travagem ou arranque demasiado bruscos
Inflação insuficiente
Desgaste diagonal

desgaste diagonal
Roda mal alinhada, problema de geometria e de paralelismo.
Inflação insuficiente
Os pneus não são trocados há muito tempo
Má calibragem dos pneus

3. As vantagens do VAI (Indicador visual de alinhamento)

O desgaste prematuro dos pneus pode ser causado por um defeito de paralelismo. O indicador visual de alinhamento (VAI) é um sistema que permite reparar um problema de paralelismo de controlar o desgaste em cada roda, sem sistema de medição eletrónico. O VAI é constituído por cinco pares de lamelas de borracha colocadas ao nível do ombro. Após alguns milhares de quilómetros, basta comparar os indicadores graduados situados a uma profundidade com um a quatro milímetros para verificar se o desgaste do ombro é o mesmo dos dois lados do eixo.

indicador visual alinhamento vai

Rodagem

É preciso rodar um pneu de carro?

Sim, é importante efetuar uma ligeira rodagem do pneu.

Aquando da sua conceção, os pneus estão cobertos de uma camada de lubrificante a fim de facilitar desmoldagem. Assim, mesmo aquando da venda, uma fraca partícula de lubrificante está sempre presente no pneu.

É preciso circular a uma velocidade moderada durante os primeiros quilómetros do pneu (200km-400km).

Sendo o comportamento de cada pneu diferente consoante a marca e os perfis, tome tempo para se adaptar aos seus novos pneus.

Por isso, nos primeiros tempos, evite travagens bruscas, bem como fortes acelerações.

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