Pesquisa por dimensão

Inflação de pneus com azoto

Ao ler certos artigos de imprensa especializada ou navegando pelos fóruns, por vezes, temos a impressão que a inflação dos pneus com azoto é bastante superior à do oxigénio. É verdade que a inflação com azoto se generalizou nos setores da aviação comercial e militar, os circuitos automóveis e os grandes motores de engenharia civil.

É interessante circular com azoto para todos? É duvidoso.

O ar que respiramos é um gás composto por 78% de azoto, 21% de oxigénio e 1% de diversos elementos. O azoto é um gás que está presente em muito grande quantidade no ar que utilizamos para encher os nossos pneus. Sabendo que uma inflação com azoto permite atingir uma taxa máxima de 99% de azoto, a diferença pode parecer negligenciável.

Tal como todos os gases, o azoto é submetido a regras de expansão que ocorrem aquando de um aumento da temperatura e de condensação durante um arrefecimento. Assim sendo, para qualquer aumento de 8°c, há um aumento da pressão de 0.1 bar e vice-versa.

As equivalências

  1. Tal como o oxigénio, o azoto é sensível à mudança de temperatura. Como consequência, é preciso aumentar ligeiramente a pressão dos pneus à chegada do outono.
  2. Tal como o oxigénio (a vermelho), o azoto (a azul) escapa-se através da borracha mas de forma menos rápida.
  3. Mesmo se a inflação com azoto preservar os compostos internos da corrosão (o azoto não suporta a humidade, ao contrário do oxigénio), é de relembrar que o oxigénio continua a penetrar o pneu desde o exterior devido à pressão atmosférica e ocorre um fenómeno de corrosão limitado.

As vantagens

  1. A inflação com o azoto permite uma descida de pressão natural (sem intervenção exterior) inferior à do oxigénio. Isto adequa-se à inflação de pneus de carros de coleção que circulam muito pouco, mas igualmente de autocaravanas e caravanas.
  2. Além disso, o azoto é um gás estável que responde moderadamente ao aumento da temperatura causado pela resistência à rodagem. Permite atingir velocidades elevadas em circuito sem prejudicar o desempenho do pneu.

As desvantagens

  1. A inflação com azoto representa um custo não negligenciável em relação à gratuitidade do ar ambiente.
  2. Por vezes, é difícil obter azoto e isto pode levar a comportamentos de risco (circular com inflação insuficiente, principalmente).

Nunca utilize uma bomba a vácuo para preparar o seu pneu que deseja encher com azoto, pois danificará irrevogavelmente as estruturas internas que garantem o seu bom funcionamento.


LiveChat
Whatsapp Messenger