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Ao ler certos artigos de imprensa especializada ou navegando pelos fóruns, por vezes, temos a impressão que a inflação dos pneus com azoto é bastante superior à do oxigénio. É verdade que a inflação com azoto se generalizou nos setores da aviação comercial e militar, os circuitos automóveis e os grandes motores de engenharia civil.
É interessante circular com azoto para todos? É duvidoso.
O ar que respiramos é um gás composto por 78% de azoto, 21% de oxigénio e 1% de diversos elementos. O azoto é um gás que está presente em muito grande quantidade no ar que utilizamos para encher os nossos pneus. Sabendo que uma inflação com azoto permite atingir uma taxa máxima de 99% de azoto, a diferença pode parecer negligenciável.
Tal como todos os gases, o azoto é submetido a regras de expansão que ocorrem aquando de um aumento da temperatura e de condensação durante um arrefecimento. Assim sendo, para qualquer aumento de 8°c, há um aumento da pressão de 0.1 bar e vice-versa.
Nunca utilize uma bomba a vácuo para preparar o seu pneu que deseja encher com azoto, pois danificará irrevogavelmente as estruturas internas que garantem o seu bom funcionamento.
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