Influência do peso das jantes

O peso das jantes e o do habitáculo têm o mesmo impacto nos desempenhos de um veículo? Por outras palavras, um aumento de peso de 5 kg nas rodas do veículo pode-se comparar a um aumento de peso de 5 kg no habitáculo? Não, pois a roda (jantes e pneus) é uma massa não suspensa sujeita a 2 forças:

  • A energia de translação, pois a roda avança.
  • A energia de rotação, pois roda.

Uma massa não suspensa é um elemento do veículo que segue as ondulações da estrada. Ganhar 1 kg de massa não suspensa equivale a vários quilos de massa suspensa.

Para otimizar os desempenhos no verão, é primordial diminuir as massas não suspensas do seu veículo para melhorar a aceleração, a travagem, a aderência à estrada, o conforto e diminuir o consumo.

Para otimizar os desempenhos no inverno, o importante é aderir à estrada. É preferível ter rodas mais pesadas para melhorar a aderência à estrada, pois a força de contacto entre a roda e o solo será mais elevada. É por isso que muitas pessoas utilizam jantes de chapa no inverno, frequentemente mais pesadas e jantes de alumínio no verão.

Aceleração e travagem

Quanto mais pesada for a roda, mais é preciso força para a meter em movimento ou parar esse movimento.

Uma roda pesada exige mais binários ao motor, o que reduzirá a aceleração. Pelo contrário, uma roda mais leve permite uma melhor aceleração.

É mais fácil parar uma roda de 1 kg em rotação do que uma roda de 100 kg pois desenvolve menos inércia. Quanto mais pesada for a roda, menos eficaz é a travagem.

Consumo

O consumo do seu veículo depende em parte da energia que o seu motor deve libertar para acelerar.

Como vimos antes, uma roda mais leve permitirá despender menos energia para acelerar.

Por isso, o motor é menos solicitado com as rodas leves para a mesma aceleração, o que lhe permite poupar combustível.

Outros critérios de desempenho

O peso da jante não é o único aliado para aumentar os desempenhos do seu veículo.

  • A rigidez de uma jante: quanto mais rígida for a jante, melhor é a aderência à estrada pois isso reduz o fenómeno de deflexão (diferença dos raios do pneu contraído e não contraído) nas viragens.
  • Dissipação do calor: os metais utilizados para a confeção da jante em alumínio são excelentes condutores de calor. Os metais dissipam melhor o calor libertado pelos travões e não permitem reduzir o risco de sobreaquecimento.

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