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Como mudar um pneu de mota ou quadriciclo sozinho?

Para poupar alguns euros, pode ser aconselhável efetuar a montagem do pneu sozinho caso tenha o material adequado. A operação é realizável para um pneu de mota ou quadriciclo, mas é vivamente desaconselhável para um pneu de carro pois arrisca-se a danificar o pneu ou a jante.

Material necessário

Para realizar a montagem de um pneu sozinho, é importante ter os utensílios certos:

  • uma chave para desmontar a haste: a haste é a parte metálica pequena no interior da válvula.
  • um descolador: servirá para descolar o pneu da jante.
  • 3 proteções de jantes
  • 3 desmonta-pneus
  • pasta de montagem e sabão
  • um calibrador

Desmontar o seu pneu

A primeira etapa consiste em esvaziar o pneu rapidamente. Para isto, basta desmontar a válvula com a ajuda da chave para desmontar a haste.

De seguida, pode posicionar o seu pneu no descolador para proceder à separação do pneu dos dois lados da jante. Se não tiver descolador, pode realizar a operação com a ajuda de um torno com mandíbulas suficientemente largas ou uma prensa hidráulica.

Depois de descoladas, lubrifique as duas bordas do pneu com a ajuda da pasta ou do sabão para facilitar a desmontagem.

Para extrair o pneu da jante, utilize os 3 desmonta-pneus protegendo sempre a jante com as 3 proteções de jantes. Coloque uma proteção na jante e depois levante com a ajuda do desmonta-pneus para o pneu sair. Repita a operação as vezes que forem necessárias para o primeiro lado do pneu sair.

Para o segundo lado, realiza-se a mesma operação mais passando pelo interior da jante.

Montagem do pneu

Lubrifique novamente a jante e o pneu a montar. O primeiro lado do pneu reentrará facilmente à volta da jante, forçando ligeiramente 3/4, depois com a ajuda de um desmonta-pneus para o 1/4 restante.

Para recolocar o segundo lado na jante, utilize vários desmonta-pneus, pressionando o pneu com a ajuda do joelho ou de outra pessoa.

Depois de o pneu ter entrado completamente, volte a montar a válvula com a ajuda da chave para desmontar a haste.

A última etapa consiste em colocar o pneu na jante, enchendo-o fortemente até ouvir dois “cliques”. O clique significa que o pneu está corretamente colado à jante.

Resta-lhe encher o pneu até à pressão certa e efetuar uma calibragem, se for necessário.


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