Pesquisa por dimensão

Os rótulos energéticos são um elemento de informação que os consumidores podem utilizar para comprar os pneus certos para os seus veículos. Informam o comprador sobre o desempenho dos pneus em matéria de resistência ao rolamento, ruído externo de rolamento e travagem em piso molhado. Os rótulos servem então para classificar o nível de desempenho dos pneus, mas também para incentivar os fabricantes a conceberem modelos mais eficientes, mais seguros e mais silenciosos.

Classificação do desempenho dos pneus

Para categorizar os pneus e o seu desempenho, existem 3 rótulos energéticos:

  • A classe de eficiência energética varia de A a G (do mais eficiente ao menos eficiente), permite determinar a resistência ao rolamento do pneu e consequentemente as suas necessidades energéticas. De facto, quanto menos um pneu resiste ao rolamento e menos energia precisa para movimentar o veículo, mais poderá poupar nessas despesas.
  • A classe de aderência em piso molhado que também varia de A a G, determina a distância de travagem em estradas molhadas.
  • A classe de ruído produzido pelo rolamento externo que varia de A a B e permite determinar o nível de ruído exterior ao veículo, do maior ao menor. Os pneus com um nível de ruído de Classe C já não são autorizados de momento.
rótulo energético

O que diz a lei sobre o rótulo energético?

A obrigação de oferecer, no mercado europeu, pneus para veículos e carrinhas comrótulos energéticos está prevista no âmbito do Regulamento (CE) n°1222/2009. Será revisto e substituído pelo Regulamento (UE) 2020/740 a partir de 1 de maio de 2021, para a entrada em vigor de novas exigências. Também irão abranger os camiões e os autocarros.

Este regulamento prevê que além dos rótulos padrão, um símbolo informando os particulares sobre a aderência do pneu em condições extremas de neve e gelo seja colocado nos pneus. Por isso, as opções de rotulagem passam para 4. Os pneus adaptados às condições extremas de neve apresentam o símbolo alpino (floco de neve com fundo de montanha de três picos), enquanto que os pneus adaptados para o gelo severo apresentam o símbolo de uma montanha com gelo.

Além disso, os novos símbolos de energia também indicam mais claramente que a eficiência de combustível se aplica tanto à veículos de combustão interna quanto aos veículos elétricos. A classe de desempenho para o ruído será sempre indicada ao nível da parte inferior, com o nível de ruído em decibéis.

O novo regulamento estipula também prevê a proibição de pneus cuja resistência ao rolamento e aderência em piso molhado sejam das classes F e G, reduzindo a escala de valores para 5 classes (A a E em vez de A a G).

Finalmente, o desempenho dos pneus que apresentem os 5 critérios serão objeto de uma avaliação através de testes padronizados e as autoridades nacionais poderão realizar verificações. Até será possível obter informações adicionais provenientes da base de dados da Comissão europeia a partir do código QR.

Refira-se que o Regulamento (CE) n.º 661/2009 relativo à segurança geral dos veículos a motor estabelece os requisitos mínimos de eficiência em termos de concepção ecológica dos pneus.

Correspondência entre a antiga e nova geração de rótulo energético:

correspondência entre a antiga e nova geração de rótulo energético
LiveChat
Whatsapp Messenger