Perguntas Frequentes : Saber tudo sobre o seu automóvel e a sua técnica

Com que frequência devo mudar os pneus do meu automóvel ?

Antes que seja demasiado tarde !

Existem 3 razões fundamentais para mudar os pneus do seu automóvel :

A 1ª é por razões legais :
A partir do momento em que a profundidade dos pneus atinje1,6 mm e que o desgaste por utilização seja verificado, legalmente não tem mais o direito de circular com os seus pneus.
Pode ser multado e o seu veículo imobilizado.

A 2ª razão é a segurança :
Quanto mais utilizar os seus pneus, quanto mais as suas distâncias de travagem em piso molhado se prolongarem, e a hipótese de entrar em aquaplaning acontecer.
É, portanto, muito importante mudar os seus pneus antes desse limite.

A 3ª razão é técnica :
Em caso de furo, o estado dos seus pneus e local do furo devem absolutamente ser vistos por um especialista.
Se o furo se localizar no flanco do pneu ou se existirem manchas marmoreadas no pneu, nesse caso o seu pneu não será reparável e deverá ser mudado.

Ter os pneus em bom estado é uma garantia de segurança e custa-lhe menos dinheiro do que provocar um acidente.

Lembre-se : o pneu é o seu único contacto com a estrada !

Com que frequência devo verificar a pressão dos pneus ?

Verifique a pressão dos seus pneus pelo menos uma vez em cada 2 meses, é indispensável por várias razões :

Os pneus perdem de uma forma natural um pouco de pressão.
Os invólucros tubeless mesmo sendo perfeitamente herméticos têm zonas de fragilidade (válvulas, rebordos e jantes).
Também é possível que a sua forma de conduzir (subir para bermas repetidamente...) acentue essa perda natural.

Os pneus podem suportar furos com perda lenta de ar.
Conduziu sobre um objeto cortante, a válvula deteriorou-se mais depressa que aquilo que era esperado, perdeu as tampas das válvulas, entrou um prego ou um parafuso no piso do pneu.
Outras situações que necessitam a maior atenção.

As mudanças de temperatura fazem variar as medidas das moléculas de ar.
Assim, os seus pneus de inverno terão necessidade de mais ar, uma vez que as temperaturas são mais frias que no verão, pelo facto das moléculas do seu pneu não estarem dilatadas.

Recomendamos-lhe que verifique regularmente a pressão dos pneus numa estação de serviço ou garagem a fim de identificar o mais cedo possível um potencial problema dos seus pneus e para reajustar a pressão em função disso.

Por que motivo os meus pneus se desgastam tão rapidamente ?

Existem vários fatores que contribuem para o desgaste dos seus pneus :

  • O peso transportado : quanto mais carga se transportar (peso do veículo vazio + carregamento), mais os pneus devem suportar e amortecer esse peso.
  • O tipo de percurso percorrido : a condução em cidade e em montanha gasta mais os pneus (acelerações, mudanças de direção, travagem) que a condução a uma velocidade constante nas auto-estradas em traçado direito.
  • O estilo de condução : quanto mais o seu estilo de condução for incisivo, brusco ou violento, mais irá exercer tensões nos seus pneus.
  • O estado do chassis (amortecedores, sistema de travagem, alinhamento, estado das juntas, calibragem das rodas, a pressão dos pneus...). Um automóvel novo consome por isso menos que um veículo que tenha uma má manutenção.
  • A estação do ano, o modelo e a marca dos pneus montados no seu automóvel : quanto mais a mistura de borrachas for macia mais irá desgastar os pneus.

Todos estes fatores no seu conjunto fazem com que os seus pneus se gastem mais, ou menos, no seu automóvel. Este desgaste, compreendeu bem, evolui com o tempo.

Por que motivo os meus pneus são tão caros ?

Muitos automobilistas perguntam: "mas quanto custam os meus pneus?"

Sejam os seus pneus de verão, de inverno ou de todas as estações, é muito complicado responder sem ter mais informações.

Com efeito, vários critérios fazem variar o preço dos seus pneus:

  • O diâmetro da jante.
  • A dimensão e medida dos seus pneus.
  • A marca desejada.
  • O perfil dos pneus escolhidos.
  • A estação do ano para utilizar os pneus.

Como já percebeu, o preço de um pneu varia entre alguns euros e várias centenas de euros.

É melhor comprar os seus pneus no nosso site para ter a certeza de que é bem aconselhado e não perde muito tempo para responder a todas essas questões.

As correntes para a neve são obrigatórias ?

O papel das correntes para a neve (mesmo antes de serem obrigatórias) é o de lhe garantir a mesmas segurança em condições extremas seja neve ou gelo.

Graças às suas correntes para a neve, o seu automóvel mantém o controlo em todas as condições.

A condução no inverno ou em montanha não deve tornar-se num stress.

É, portanto, primordial e indispensável que se faça equipar com correntes para a neve antes de partir em viagem.

A lei é muito explícita : o equipamento não é obrigatório, a menos que uma sinalização o exija.

Deve guardar as suas correntes na sua bagageira, uma vez que em certas zonas as correntes são obrigatórias.

Posso modificar a dimensão dos meus pneus ou montar qualquer medida no meu automóvel ?

Acaba de comprar um automóvel e deseja alterar a medida dos pneus ou a medida das jantes.

É possível em algumas condições, veja como fazer :

  • Tenha a sua dimensão de origem.
  • Vá à nossa tabela de correspondências dimensionais que lhe indicam todas as homologações.
  • Faça uma lista das dimensões possíveis homologadas.
  • Uma vez escolhido o novo rodado, verifique se é compatível com as suas rodas atuais ou com as jantes novas.
  • Vá ao nosso site para encontrar os seus pneus ou rodas completas

Assim, pouco importa a sua principal motivação (dar um novo look ao seu automóvel, encontrar um rodado de inverno ou fazer economias), a PneusLider acompanha-o para encontrar soluções homologadas.

Atenção, a ter sempre em mente, não é o rodado atual do seu automóvel que conta é mais a dimensão dos pneus homologados pelo fabricante do seu automóvel. Pense também em respeitar os índices de velocidade e de carga dos seus pneus de origem.

O que é uma montagem de pneus de origem ?

O rodado dos pneus de origem do seu automóvel é o rodado que o fabricante do automóvel selecionou para conceber, desenvolver e homologar o veículo.

Qualquer outro rodado não é, portanto de origem, mas pode estar homologado.

Isso significa que a medida pode ser montada no seu automóvel sem perigo ou risco para o condutor e para os passageiros.

O que é um equipamento de origem para os pneus do meu automóvel ?

O rodado de origem (ou equipamento de origem) é a medida, marca e modelo dos pneus que equiparam o seu automóvel aquando do seu fornecimento em novo.

Não é obrigatório manter o rodado de origem.

As marcações seguintes permitem-lhe saber se um pneu está ou foi desenvolvido para um ou outro automóvel (as marcações estão indicadas nos flancos dos pneus e nas fichas de produtos):

  • Pneus Alfa Romeo : marcação no flanco AL
  • Pneus Aston Martin : marcação no flanco AM8, AM9, AMS, AMP
  • Pneus Audi : marcação no flanco AO ,RO1, RO2, B, EZ
  • Pneus Bentley : marcação no flanco B, B1, BC, BL
  • Pneus BMW : marcação no flanco *, M3
  • Pneus Citroën : marcação no flanco SI
  • Pneus Chrysler : marcação no flanco C1
  • Pneus Maserati : marcação no flanco K1, K2, K3, KA
  • Pneus Fiat : marcação no flanco G1
  • Pneus Ford : marcação no flanco FI, FO
  • Pneus Honda : marcação no flanco DZ
  • Pneus Jaguar : marcação no flanco JRS, J
  • Pneus Lamborghini : marcação no flanco L
  • Pneus Lancia : marcação no flanco LZ
  • Pneus Lotus : marcação no flanco LS
  • Pneus Mazda : marcação no flanco DZ, EZ
  • Pneus McLaren : marcação no flanco MC, MC1
  • Pneus Maserati : marcação no flanco K1, K2, K3, KA
  • Pneus Mercedes : marcação no flanco MO, MO1, MOE, G1, EXT
  • Pneus Mitsubishi : marcação no flanco MZ
  • Pneus Opel : marcação no flanco OP
  • Pneus Porsche : marcação no flanco N0, N1, N2, N3, N4, N5, N6
  • Pneus Renault : marcação flanco G1, RE
  • Pneus Seat : marcação no flanco SE
  • Pneus Subaru : marcação no flanco CZ
  • Pneus Suzuki : marcação no flanco SU
  • Pneus Toyota : marcação no flanco DZ, MZ
  • Pneus Volkswagen : marcação no flanco VO, V0, VW, G

Aquando da troca de pneus, assegure-se que monta o mesmo pneu no mesmo eixo a fim de evitar a vibração ou comportamento de condução instável

Recomendamos para os veículos desportivos e de altos desempenhos que se mantenham os eixos dos pneus conforme as marcações específicas de origem.

Por que motivo têm de se mudadas as válvulas ?

Uma válvula de pneu em bom estado é a garantia que os seus pneus se encontram com a pressão adequada.

Ao final de anos e de quilómetros, a válvula em borracha degrada-se.

É, portanto, muito importante trocá-la aquando da mudança dos seus pneus.

As válvulas metálicas podem suportar mais anos em condução relativamente às outras.

Aquando da mudança dos pneus, o seu técnico deve de qualquer forma verificar o seu estado de boa estanquidade.

Como saber a medida dos meus pneus ?

A medida dos seus pneus está indicada no flanco dos seus pneumáticos.

Irá encontrar todas as informações úteis para saber como mudar os seus pneus de uma forma correta.

  • A largura (indicada em milímetros)
  • A altura, também conhecida por série (indicada em %)
  • O diâmetro da jante (indicado em polegadas)
  • O índice de carga
  • O índice de velocidade

Por exemplo : 225/45R17 94W corresponde a :

  • Largura dos pneus : 225
  • Série : 45
  • Diâmetro : 17
  • Índice de carga : 94
  • Índice de velocidade : W
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