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Antes que seja demasiado tarde !
Existem 3 razões fundamentais para mudar os pneus do seu automóvel :
A 1ª é por razões legais :
A partir do momento em que a profundidade dos pneus atinje1,6 mm e que o desgaste por utilização seja verificado, legalmente não tem mais o direito de circular com os seus pneus.
Pode ser multado e o seu veículo imobilizado.
A 2ª razão é a segurança :
Quanto mais utilizar os seus pneus, quanto mais as suas distâncias de travagem em piso molhado se prolongarem, e a hipótese de entrar em aquaplaning acontecer.
É, portanto, muito importante mudar os seus pneus antes desse limite.
A 3ª razão é técnica :
Em caso de furo, o estado dos seus pneus e local do furo devem absolutamente ser vistos por um especialista.
Se o furo se localizar no flanco do pneu ou se existirem manchas marmoreadas no pneu, nesse caso o seu pneu não será reparável e deverá ser mudado.
Ter os pneus em bom estado é uma garantia de segurança e custa-lhe menos dinheiro do que provocar um acidente.
Lembre-se : o pneu é o seu único contacto com a estrada !
Verifique a pressão dos seus pneus pelo menos uma vez em cada 2 meses, é indispensável por várias razões :
Os pneus perdem de uma forma natural um pouco de pressão.
Os invólucros tubeless mesmo sendo perfeitamente herméticos têm zonas de fragilidade (válvulas, rebordos e jantes).
Também é possível que a sua forma de conduzir (subir para bermas repetidamente...) acentue essa perda natural.
Os pneus podem suportar furos com perda lenta de ar.
Conduziu sobre um objeto cortante, a válvula deteriorou-se mais depressa que aquilo que era esperado, perdeu as tampas das válvulas, entrou um prego ou um parafuso no piso do pneu.
Outras situações que necessitam a maior atenção.
As mudanças de temperatura fazem variar as medidas das moléculas de ar.
Assim, os seus pneus de inverno terão necessidade de mais ar, uma vez que as temperaturas são mais frias que no verão, pelo facto das moléculas do seu pneu não estarem dilatadas.
Recomendamos-lhe que verifique regularmente a pressão dos pneus numa estação de serviço ou garagem a fim de identificar o mais cedo possível um potencial problema dos seus pneus e para reajustar a pressão em função disso.
Existem vários fatores que contribuem para o desgaste dos seus pneus :
Todos estes fatores no seu conjunto fazem com que os seus pneus se gastem mais, ou menos, no seu automóvel. Este desgaste, compreendeu bem, evolui com o tempo.
Muitos automobilistas perguntam: "mas quanto custam os meus pneus?"
Sejam os seus pneus de verão, de inverno ou de todas as estações, é muito complicado responder sem ter mais informações.
Com efeito, vários critérios fazem variar o preço dos seus pneus:
Como já percebeu, o preço de um pneu varia entre alguns euros e várias centenas de euros.
É melhor comprar os seus pneus no nosso site para ter a certeza de que é bem aconselhado e não perde muito tempo para responder a todas essas questões.
O papel das correntes para a neve (mesmo antes de serem obrigatórias) é o de lhe garantir a mesmas segurança em condições extremas seja neve ou gelo.
Graças às suas correntes para a neve, o seu automóvel mantém o controlo em todas as condições.
A condução no inverno ou em montanha não deve tornar-se num stress.
É, portanto, primordial e indispensável que se faça equipar com correntes para a neve antes de partir em viagem.
A lei é muito explícita : o equipamento não é obrigatório, a menos que uma sinalização o exija.
Deve guardar as suas correntes na sua bagageira, uma vez que em certas zonas as correntes são obrigatórias.
Acaba de comprar um automóvel e deseja alterar a medida dos pneus ou a medida das jantes.
É possível em algumas condições, veja como fazer :
Assim, pouco importa a sua principal motivação (dar um novo look ao seu automóvel, encontrar um rodado de inverno ou fazer economias), a PneusLider acompanha-o para encontrar soluções homologadas.
Atenção, a ter sempre em mente, não é o rodado atual do seu automóvel que conta é mais a dimensão dos pneus homologados pelo fabricante do seu automóvel. Pense também em respeitar os índices de velocidade e de carga dos seus pneus de origem.
O rodado dos pneus de origem do seu automóvel é o rodado que o fabricante do automóvel selecionou para conceber, desenvolver e homologar o veículo.
Qualquer outro rodado não é, portanto de origem, mas pode estar homologado.
Isso significa que a medida pode ser montada no seu automóvel sem perigo ou risco para o condutor e para os passageiros.
O rodado de origem (ou equipamento de origem) é a medida, marca e modelo dos pneus que equiparam o seu automóvel aquando do seu fornecimento em novo.
Não é obrigatório manter o rodado de origem.
As marcações seguintes permitem-lhe saber se um pneu está ou foi desenvolvido para um ou outro automóvel (as marcações estão indicadas nos flancos dos pneus e nas fichas de produtos):
Aquando da troca de pneus, assegure-se que monta o mesmo pneu no mesmo eixo a fim de evitar a vibração ou comportamento de condução instável
Recomendamos para os veículos desportivos e de altos desempenhos que se mantenham os eixos dos pneus conforme as marcações específicas de origem.
Uma válvula de pneu em bom estado é a garantia que os seus pneus se encontram com a pressão adequada.
Ao final de anos e de quilómetros, a válvula em borracha degrada-se.
É, portanto, muito importante trocá-la aquando da mudança dos seus pneus.
As válvulas metálicas podem suportar mais anos em condução relativamente às outras.
Aquando da mudança dos pneus, o seu técnico deve de qualquer forma verificar o seu estado de boa estanquidade.
A medida dos seus pneus está indicada no flanco dos seus pneumáticos.
Irá encontrar todas as informações úteis para saber como mudar os seus pneus de uma forma correta.
Por exemplo : 225/45R17 94W corresponde a :