Pesquisa por dimensão

Comprar pneus de caravanas

Os pneus para as caravanas devem ser mais robustos do que os pneus clássicos. São pneus reforçados de "tipo-C", como, por exemplo: 215/65 R16C 109R. Recomendamos-lhe que substitua os seus pneus pelo menos de 6 em 6 anos para garantir a sua segurança.

Quando não utiliza a sua caravana, recomendamos que siga as preconizações seguintes para evitar deformações da carcaça dos pneus:

  • Substituir os pneus por suportes especiais concebidos para o estacionamento prolongado.
  • Ou elevar a caravana por meio de macacos para que os pneus não fiquem em contacto com o solo.
  • Ou elevar a caravana para modificar a posição dos pneus com um quarto de volta antes de voltar a pousá-la.< l>

    Qual é a pressão adequada para pneus de caravana?

    Se não houver indicação de pressão no seu manual do construtor, recomendamos-lhe que encha os pneus a 3 bar e até 3,5 bar para os pneus reforçados de tipo-C. Se a pressão estiver indicada no manual do construtor, siga a recomendação.

    Deve-se encher mais os pneus traseiros para rebocar uma caravana ou um reboque?

    Pode acrescentar 0,4 bar de pressão nos pneus traseiros em relação à recomendação de utilização normal. Os seus pneus não sofrerão deformações.

    Que pneus comprar para a sua caravana?

    • Michelin Agilis +
    • Hankook Vantra LT RA18
    • Goodyear Efficientgrip Cargo
    • Bridgestone Duravis R660
    • Michelin Agilis Crossclimate
    • General Tire Eurovan A/S 365
    • Nokian Cline VAN
    • Linglong GreenMax VAN
    • Apollo Altrust All Season
    • Achilles Multivan

As dimensões mais procuradas:

Uma caravana, como qualquer outro veículo, deve estar equipada com pneus de qualidade. Isso é importante para que o condutor possa ter boas sensações ao volante. A qualidade dos pneus também afeta a aderência à estrada. A escolha de um pneu para caravana deve, portanto, ser feita com cuidado, pois a sua segurança e conforto de condução dependem disso. Através deste guia, Pneuslider.pt oferece conselhos práticos para selecionar seus pneus de caravana e para aumentar sua vida útil.

Como identificamos um pneu de caravana?

Com seu tamanho imponente, a caravana é projetada para suportar cargas mais pesadas do que carros pequenos. Seus pneus são expostos a pressões significativas e, portanto, são diferentes dos modelos clássicos. Os pneus das caravanas são facilmente reconhecidos pela marcação "C" localizada em sua lateral. É uma indicação que certifica que eles são adequados para suportar cargas muito pesadas em longas viagens. Os pneus com este tipo de marcação são usados em caravanas, motorhomes e veículos utilitários.

Também é possível montar em uma caravana pneus para motorhome. Estes modelos, adaptados para motorhomes, suportam cargas muito mais pesadas. Eles são as melhores soluções se você deseja ter uma margem de segurança muito grande.

Quando substituir seus pneus de caravana?

A grande maioria dos especialistas concorda que a vida útil dos pneus de caravana é de cerca de 6 anos. Portanto, eles aconselham a trocá-los neste prazo. No entanto, uma substituição pode ser necessária assim que um pneu estiver desgastado. Isso pode acontecer a qualquer momento. O uso que é feito do veículo e a maneira como ele é mantido também são fatores determinantes para a longevidade dos pneus. Aqui estão algumas indicações que ajudarão você a decidir se é apropriado ou não substituir seus pneus.

A idade

A idade das rodas é um indicador importante. A idade aqui não se refere ao tempo de uso, deve ser determinada a partir da data de fabricação. Esta informação está escrita na lateral dos pneus. São os quatro últimos dígitos do código DOT.

Seja um veículo frequentemente usado ou não, seus pneus se deterioram com a idade. Após um certo estágio, a borracha perde eficiência, portanto é importante realizar uma verificação regular dos seus pneus.

A profundidade do sulco

Aqui está um indicador infalível que permite que você tome a decisão certa. Além do tempo de uso, vários outros fatores podem causar o desgaste dos pneus de caravana:

  • As cargas suportadas;
  • O sol;
  • O estado das estradas;

A estes diferentes elementos, podemos adicionar o tempo de imobilização. Na verdade, uma longa imobilização favorece o desgaste mais avançado das partes dos sulcos dos pneus em contato com o solo. Isso causa uma degradação desproporcional desses sulcos. Esta é uma das razões que podem motivar a sua substituição.

A profundidade média dos sulcos dos pneus oferecidos atualmente pela maioria dos fabricantes é de 8 mm. Assim que atingir 3 mm, é aconselhável trocar suas rodas. Não espere especialmente o limite de 1,6 mm exigido por lei. Por quê? Uma borracha de tal espessura já perdeu seu desempenho na frenagem. Quanto mais você demora para substituí-lo, maior é o risco de acidente.

Não negligencie também os outros sinais de envelhecimento: fissuras, cortes, rachaduras…

A perda de pressão

Se você está acostumado a dirigir caravanas, então sabe que seus pneus normalmente perdem entre 1 e 2 PSI por mês: isso é normal. No entanto, se esse número atingir 50 PSI ou mais, é um mau sinal. Pneus de caravana que perdem pressão anormalmente podem tornar a condução difícil. Portanto, faça as verificações necessárias regularmente e especialmente antes de cada viagem. Se as perdas forem muito frequentes e significativas, então é realmente hora de pensar em uma mudança.

Como escolher seus pneus de caravana com sucesso?

Os critérios mais importantes a considerar ao comprar um pneu de caravana são:

  • As dimensões;
  • O índice de carga;
  • O índice de velocidade;
  • A escolha da marca.

As dimensões variam de acordo com os fabricantes. Portanto, você deve escolher pneus que tenham as mesmas dimensões que os modelos originais. Isso vale para a dimensão, mas também para o índice de carga e velocidade. Dirigir com pneus com um índice de carga inadequado é muito perigoso. Seus pneus podem estourar se o peso do veículo exceder o que eles podem suportar.

Como encontrar essas diferentes informações?

Você não sabe como ler esses diferentes valores em um pneu? Inspecione a lateral e você notará uma inscrição nesta forma: 205/55RC16 91V.

O número 205 representa a largura (portanto, o tamanho) em milímetros. 91 indica o índice de carga e significa que o pneu não pode suportar um peso além de 615 kg na velocidade máxima. O índice de velocidade é indicado por uma letra (aqui V). Ao fazer uma pesquisa com esses critérios, você encontrará os modelos de pneus de caravana que correspondem ao seu veículo.

Note que estas são as inscrições clássicas para as rodas que são montadas uma de cada vez. Em algumas caravanas, as instalações são feitas 2 a 2 (falamos de montagem dupla). Nesse caso, os pneus de caravana a serem instalados têm índices duplos. Vamos pegar este exemplo: 195/50R15 104/102R. Isso significa que para uma montagem simples, a carga tolerada é de 850 kg (índice 102). Enquanto para uma montagem dupla, é de 900 (104) kg.

O mais importante a lembrar é que o índice de velocidade e carga escolhido deve ser regulamentar e corresponder às indicações do fabricante.

Qual pneu de caravana escolher de acordo com as estações do ano?

A escolha dos seus pneus também depende do período em que você planeja acampar. Se você deseja, por exemplo, ir para a montanha ou viajar no inverno, deve optar por pneus específicos. Equipe seu veículo com pneus marcados M+S (Mud and Snow) e homologados 3PMSF (Three Peak Mountain Snow Flake). Seu uso não é obrigatório na França, ao contrário de outros países (Alemanha, por exemplo), mas é altamente recomendado. Eles são projetados para garantir uma melhor aderência ao solo durante a estação fria. Eles, portanto, otimizam o conforto na estrada e reduzem o risco de derrapagem.

Aumentar a longevidade das rodas de caravana: como proceder?

É bom conhecer os critérios de escolha dos seus pneus de caravana. Mas é ainda melhor saber como usá-los para que durem muito tempo. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

Nunca dirija com rodas cuja pressão é anormal. Você pode inflá-los com nitrogênio para reduzir as perdas. É muito importante que você respeite os valores recomendados em relação à pressão ideal para pneus de caravana: entre 3 e 4,5 bares. Um aumento de 0,3 bar é aconselhado para compensar uma perda rápida se você planeja viajar longe.

Se você deseja imobilizar o veículo por um longo período, use macacos para levantá-lo a fim de poupar os sulcos (você também pode usar outros suportes metálicos especiais). Uma vez por mês, faça um quarto de volta nas 4 rodas para evitar que elas se deformem.

Nossa seleção de pneus de caravana

Para ajudá-lo a escolher, Pneuslider.pt oferece uma seleção de produtos de alto desempenho. Encontre em nosso catálogo os seguintes modelos:

  • Agilis + da Michelin;
  • Vantra LT RA18 da Hankook;
  • Duravis R660 da Bridgestone;
  • EfficientGrip Cargo da Goodyear…

Nokian Cline Van, Achilles Multivan, General Tire Eurovan A/S 365, Michelin Agilis Crossclimate e Apollo Altrust All Season também são modelos de pneus de caravana de alto desempenho que você encontrará conosco.

O modelo Vantra LT RA18 da Hankook é um dos mais solicitados por nossos clientes. Ele oferece excelente estabilidade e segurança máxima enquanto suporta cargas pesadas. O Agilis + da Michelin também é muito eficiente, mesmo em asfalto molhado.

O que lembrar?
Os pneus de caravana são reconhecidos pela marcação "C" ou "CP" em sua lateral. é necessário verificar regularmente a pressão e o desgaste.

LiveChat
Whatsapp Messenger