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Comprar pneus inverno

Abaixo de 7 °C, os pneus inverno têm um melhor desempenho do que o dos pneus verão.

A borracha dos pneus inverno foi especialmente estudada para resistir ao frio e fornecer uma excelente aderência e estabilidade em condições climáticas mais rigorosas: gelo, neve, mau tempo... Entre 7 °C e até -40 °C, a banda de rolamento do pneu não endurece e permite-lhe continuar a circular em segurança.

Quais as vantagens de um pneu inverno?

Além da borracha especial, as ranhuras da banda de rolamento são mais profundas e o pneu possui lamelas suplementares para proporcionar um desempenho ideal abaixo dos 7 °C:

  • Distâncias de travagem reduzidas.
  • Melhor aderência nas estradas com neve, gelo ou escorregadias.
  • Melhor estabilidade.
  • Melhor poder de direção.
  • Redução do risco de aquaplanagem.

O que significa a marcação 3PMSF e M+S?

A marcação 3PMSF (3 Peak Mountain Snow Flake) é a única homologação que garante o desempenho dos seus pneus inverno e que lhe permite circular em conformidade com a legislação quando esta impõe a utilização de pneus inverno durante um período determinado.

A marcação M+S significa "mud" e "snow" (lama e neve), o que indica que os seus pneus podem circular em condições climáticas difíceis, sem contudo serem certificados "pneus neve".

Todos os pneus 3PMSF possuem a marcação M+S.

Pode-se reduzir o índice de velocidade de um pneu inverno?

Sim, pode reduzir o índice de velocidade em uma letra em relação aos seus pneus verão. Se, por exemplo, os seus pneus verão têm a dimensão de 205/55 R16 91V, pode colocar pneus inverno de 205/55 R16 91H.

Em contrapartida, não pode modificar o índice de carga.

Que marcas de pneus inverno comprar para o seu automóvel?

A maioria dos fabricantes produz pneus inverno; eis a lista dos perfis mais populares:

  • Dunlop Winter Response 2
  • Michelin Alpin 5
  • Aeolus SnowAce 2 AW08
  • Kumho WinterCraft WP51
  • Sava Eskimo S3+
  • Goodyear UltraGrip 9
  • Hankook i*cept RS 2 W452
  • Vredestein Snowtrac 5
  • Yokohama W.drive V905
  • Falken Eurowinter HS01
  • Firestone Winterhawk 3
  • Nokian WR D4

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Os nossos conselhos

Se a temperatura for inferior a 7°C, torna-se imperativo equipar o seu veículo com pneus para neve que se revelaram com muito melhor desempenho e seguros.

Quando as primeiras neves começam a cair, a estrada fica branca e se transforma numa verdadeira pista de patinação. Torna-se então difícil ter uma boa aderência à estrada com pneus convencionais. Para evitar qualquer inconveniente, você deve equipar seu veículo com os pneus mais adequados para esta época do ano: os pneus de inverno. Do que se trata? Por que eles são úteis? Como você pode fazer uma boa escolha? Explicamos tudo neste guia.

O que é um pneu de inverno?

Dizemos que os pneus são certificados "inverno" quando cumprem todas as condições para um uso eficaz e seguro no período de inverno. Concretamente, são pneus cujo desempenho em aderência à estrada é superior ao das rodas de verão quando está frio (temperaturas abaixo de 7°C), quando há chuva, neve ou gelo.

Nenhuma regulamentação francesa obriga você a dirigir com esses equipamentos durante o período de inverno. No entanto, seu uso é altamente recomendado quando as temperaturas começam a cair abaixo de 7 graus. Portanto, pense em equipar-se com eles, preferencialmente entre Outubro e Março, especialmente se você mora numa área montanhosa.

Geralmente, os fabricantes aconselham os proprietários de veículos a fazer a troca no momento da mudança para o horário de inverno. Na realidade, é preciso confiar principalmente no clima.

Como reconhecer um pneu de inverno?

Os pneus de inverno são facilmente reconhecíveis. Você certamente já notou a indicação "M+S" em alguns pneus. Esta inscrição em inglês (mud + snow) significa em português "lama + neve". É uma certificação obrigatória para os pneus de inverno. Também é encontrada em alguns modelos de pneus de verão.

Assim, nem todos os produtos que possuem esta marcação são necessariamente destinados a serem usados no período de frio. Os modelos verdadeiramente adaptados às condições de inverno são aqueles que atendem à norma 3PMSF (3 Peaks Mountain Snow Flake). Os pneus marcados 3PMSF são especialmente projetados para suportar o frio, a neve e o gelo. Portanto, são verdadeiros equipamentos de inverno especialmente projetados para permitir que seu veículo circule quando o tempo está frio e úmido. Eles são facilmente identificados pela representação de 3 picos de montanha que cercam o floco de neve gravado em suas laterais.

Mais raros, os produtos que carregam a menção ICE (Pneus nórdicos) também são adequados para o frio extremo. Eles são geralmente encontrados nas regiões do norte da Europa. Eles são mais eficientes do que os modelos certificados 3PMSF. Se você deseja mais informações sobre a marcação dos pneus, pode consultar nosso artigo sobre o assunto.

Por que usar pneus de inverno?

Dirigir com pneus de neve é vantajoso por várias razões. Uma das mais importantes é a segurança na condução. Graças à composição de sua borracha, os pneus de inverno não endurecem quando o frio é sentido. Consequentemente, eles garantem uma melhor aderência à estrada e uma excelente frenagem em estradas cobertas de neve ou gelo. Seja em curvas apertadas ou numa pista reta, você terá um excelente conforto de condução.

Além disso, o uso desses equipamentos adaptados a baixas temperaturas e neve permite prolongar a vida útil de seus pneus de verão. Estes tendem a se desgastar muito mais rapidamente quando são solicitados durante o inverno. Mantendo-os bem aquecidos na garagem durante este período a cada ano, você economizará dinheiro.

Os diferentes tipos de pneus de inverno e seu uso

Os pneus de inverno estão disponíveis em três diferentes gamas. Distinguimos os modelos:

  • Clássicos
  • Alto desempenho
  • Nórdicos ou com cravos

Para fazer a escolha certa de pneu de inverno, é importante saber como cada modelo funciona.

Os pneus de inverno clássicos

Os pneus de inverno clássicos são aqueles que possuem a certificação básica (M+S). Com suas bandas de rodagem e suas numerosas lamelas, eles garantem uma melhor aderência em estradas escorregadias. Eles são adequados para carros de passeio, SUVs, 4x4 e veículos utilitários.

Você pode optar por estes modelos de pneus se as temperaturas de inverno em sua região não são extremas. Eles são geralmente os mais acessíveis.

Os modelos de alto desempenho

Os pneus de neve de alto desempenho têm propriedades muito melhores do que os anteriores. Geralmente encontramos em suas laterais a inscrição 3PMSF.

Com sua aderência reforçada, estes pneus de inverno garantem, mesmo a alta velocidade, uma excelente aderência à estrada. Eles também têm melhores capacidades de frenagem, tanto no gelo quanto na neve.

Você pode optar por estes modelos de pneus se as temperaturas de inverno em sua região são bastante extremas. É uma garantia de ter um veículo utilizável diariamente.

Os pneus nórdicos ou com cravos

Aqui estão os modelos de pneus de inverno adequados para as condições de inverno mais extremas (até -40 °C). Eles garantem um controle perfeito do seu carro mesmo em situações de gelo abundante ou neve muito espessa. Eles são facilmente reconhecidos por sua banda de rodagem coberta de pontas metálicas (entre 100 e 500). É graças a estas pontas que eles são tão eficientes e aderem tão bem à estrada.

Estes são os modelos adequados para motoristas que vivem em áreas geográficas caracterizadas por forte nevasca.

Por razões de segurança, não é permitido dirigir acima de 90 km/h quando estes pneus de inverno estão montados num veículo. Este limite cai para 60 km/h para caminhões e veículos que transportam mercadorias perigosas.

Quais são os outros critérios de escolha do seu pneu de inverno?

Para escolher pneus de alto desempenho, não basta levar em conta suas necessidades ou seu orçamento. Outros critérios essenciais também devem ser considerados:

  • O índice de velocidade;
  • As dimensões;
  • Os rótulos das etiquetas europeias.

O índice de velocidade

Durante a temporada de inverno, a lei permite que você use equipamentos que têm um índice de velocidade mais baixo (uma letra a menos) do que os pneus previstos para o seu veículo.

As dimensões

É óbvio que você deve levar em conta as dimensões de seus pneus originais quando decide montar outros. Esta é, aliás, a primeira informação que você deve fornecer para fazer seu pedido. Como você pode identificar as dimensões do seu pneu? Em sua lateral, você verá uma inscrição semelhante a esta, por exemplo: 225/55 R17.

O número 225 representa a largura em milímetros do pneu. A indicação que vem antes do R é a altura expressa em percentagem da largura. Quanto ao último número (aqui 17), expresso em polegadas, ele informa sobre o diâmetro interno do seu pneu.

Você também pode encontrar diretamente os valores originais recomendados pelo fabricante no manual do usuário do seu carro, ou na porta do veículo.

Os rótulos das etiquetas europeias

Se você quiser equipar seu carro com os melhores pneus para o inverno, você deve se referir aos seus rótulos. A rotulagem dos pneus à venda na Europa tornou-se uma obrigação desde novembro de 2012. Através destas etiquetas, você obtém informações valiosas sobre o desempenho do pneu de inverno. As etiquetas europeias informam sobre as três características seguintes:

  • O nível de ruído ou o ruído de rolamento do pneu (em decibel);
  • O grau de aderência em piso molhado (de A a F);
  • A resistência ao rolamento (de A a G) que influencia o consumo de combustível.

Quantos pneus de inverno devem ser montados para um melhor desempenho?

Dependendo do seu orçamento, você pode escolher montar apenas dois pneus de neve no seu veículo durante a temporada de inverno. Isso já será melhor do que nada. No entanto, para obter um desempenho de aderência e frenagem ideal nas estradas durante o inverno, é aconselhável equipar 4 pneus de inverno. Isso permitirá que você evite alguns problemas de aderência à estrada que são muito comuns quando se montam rodas de natureza diferente no mesmo veículo.

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