Os pneus reforçados ou EXTRA LOAD (XL) são destinados a veículos pesados ou equipados com motores potentes. Os flancos dos pneus reforçados são mais rígidos do que os pneus clássicos chamados "SL" para "Standard Load". A rigidez dos flancos permite suportar uma carga, uma pressão e tensões mais elevadas.
Como reconhecer um pneu reforçado?
Um pneu reforçado tem uma marcação específica no seu flanco, como: REINF, REINFORCED, XL, EXTRA LOAD, XLD, RFD ou RF. A norma "XL" tende a substituir as outras normas.
O que significa a marcação XL num pneu?
"XL" significa "Extra Load", ou seja, que o pneu é capaz de suportar um peso mais elevado e pressões mais importantes.
Quais são as vantagens de um pneu reforçado?
- Melhor longevidade.
- Melhor resistência a eventuais choques.
- Melhor controlo do veículo.
- Melhor tração e transmissão de potência.
- Melhor resistência às tensões mecânicas: acelerações, travagens, alta velocidade, curvas acentuadas.
Quais são as desvantagens de um pneu reforçado?
- Aumento do ruído de cerca de 1dB.
- Aumento da força de resistência ao rolamento, resultando num ligeiro aumento do consumo.
- Aumento do peso do pneu e, portanto, teoricamente do consumo.
- Teoricamente, são considerados menos confortáveis, mas isso é imperceptível para a maioria dos condutores.
Quais pneus reforçados comprar para o seu carro?






saber +
saber +








saber +
saber +


saber +
saber +


saber +
saber +


saber +
saber +
Os pneus reforçados são necessários para alguns veículos desportivos, SUVs, berlinas potentes ou utilitários. Estes pneus resistem a mais carga e tensão do que os outros.
Quais são as características dos pneus reforçados?
Um pneu reforçado é um equipamento concebido para suportar uma carga e uma pressão de enchimento superiores às recomendadas pelo fabricante para a versão clássica de um determinado tamanho. Para ajudá-lo a entender melhor do que se trata, tomemos o exemplo de um pneu de tamanho 205/55 R16. Por padrão, os pneus standard (SL) deste tamanho possuem um índice de carga de 91, ou seja, um peso máximo suportável de 615 kg. Mas para as versões reforçadas, este índice é elevado para 94, o que significa que o pneu pode suportar uma carga máxima de 670 kg. A pressão suportada também passa de 2,5 para 2,9 bares.
Os pneus reforçados são caracterizados por:
- Um índice de capacidade de carga fixado com cuidado pelos fabricantes em colaboração com os especialistas da ETRTO (organização técnica europeia dos fabricantes de pneus e jantes ou European Tyre and Rim Technical Organisation);
- Uma banda de rodagem reforçada;
- Uma concepção que integra materiais altamente resistentes.
Reconhecemos os pneus reforçados pela marcação especial que eles têm no seu flanco: Extra Load (XL), Reinforced (REINF), RF, RFD, ou EXL. A primeira inscrição é a que encontramos mais frequentemente no mercado. Ela tende a substituir as outras que são cada vez mais raras.
Quais são as vantagens dos pneus reforçados?
Dada a sua estrutura particularmente robusta, os pneus reforçados oferecem muitas vantagens aos automobilistas. Aqui estão algumas delas.
Longevidade:
Os componentes de um pneu reforçado são mais sólidos do que os de um pneu SL. Assim, para uma mesma utilização, os pneus XL têm logicamente uma vida útil muito mais longa do que um pneu standard. Estes pneus podem até percorrer mais quilómetros sem apresentar sinais de danos ou desgaste. Ao contrário dos seus primos standard, os pneus reforçados são equipamentos adaptados a um uso muito intensivo. Basta respeitar as indicações recomendadas pelo fabricante no que diz respeito à pressão do ar e está feito.
Resistência:
Como o nome indica, os pneus com bandas reforçadas são extremamente resistentes. Eles são capazes de suportar sem problemas os choques dinâmicos que geralmente ocorrem quando o veículo aborda de forma brusca um passeio ou qualquer outra superfície que não esteja ao mesmo nível da estrada. Os riscos de arranhões ou cortes são, portanto, amplamente reduzidos nessas situações.
Os pneus XL também resistem muito bem às tensões mecânicas inerentes à condução: curvas acentuadas, travagens bruscas, acelerações…
Altas performances em termos de condução:
Os pneus reforçados oferecem desempenhos de alto nível em termos de tração e aderência. A sua estrutura rígida influencia positivamente o comportamento do carro em diferentes situações (travagens e curvas principalmente), o que otimiza a sua estabilidade. Finalmente, os pneus XL também garantem uma transferência eficaz da potência do automóvel para a estrada.
Tudo isso permite ao condutor controlar melhor o seu carro e, consequentemente, ter uma boa aderência à estrada e um conforto de condução ótimo.
Em que casos escolher pneus reforçados?
É importante saber em que casos os pneus reforçados valem a pena ser comprados, pois nem todos os veículos precisam deles.
Os pneus reforçados são recomendados quando você dirige frequentemente com cargas pesadas: mercadorias, passageiros… Nesse caso, o uso dos pneus XL permitirá evitar a troca frequente dos pneus. Este conselho aplica-se geralmente a veículos de transporte, carrinhas e furgonetas.
Estes pneus também são recomendados para automobilistas que possuem veículos com motores muito potentes. Os pneus XL permitirão, nomeadamente, controlar melhor o seu automóvel nas curvas e, sobretudo, acelerar melhor.
Para saber se o seu veículo deve rodar apenas com pneus reforçados, consulte o manual de utilização. Lá encontrará todas as informações necessárias sobre a homologação do carro.
Quais são os critérios a ter em conta para escolher bons pneus reforçados?
Como qualquer outro tipo de pneu, a escolha dos pneus com bandas reforçadas não deve ser feita ao acaso. Deve obrigatoriamente ter em conta certos elementos:
- As dimensões dos seus pneus de origem;
- A tecnologia integrada no pneu;
- A resistência ao rolamento da roda;
- A reputação do fabricante;
- A estação…
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre cada um desses critérios.
As dimensões:
Montar pneus novos muito largos ou muito altos pode ter efeitos negativos no seu conforto de condução. É por isso que é importante ter em conta a dimensão dos seus pneus de origem ao escolher os seus novos pneus reforçados, especialmente se for a primeira vez que deseja proceder a uma troca.
Para encontrar as dimensões recomendadas pelo fabricante para os seus pneus, consulte o manual de utilização do veículo. Você também pode encontrar essa informação na tampa do combustível.
Claro, é possível escolher pneus de tamanhos alternativos para substituir os seus pneus antigos. Mas, nesse caso, certifique-se de respeitar os limites (margens) estabelecidos pelo fabricante do veículo.
A tecnologia:
Os fabricantes de pneus desenvolvem constantemente novas tecnologias para melhorar o desempenho dos seus produtos nas estradas. Assim, antes de proceder à compra de um pneu reforçado, não hesite em informar-se sobre as tecnologias que ele incorpora. Isso permitirá saber se o produto que está prestes a escolher realmente atenderá às suas necessidades.
Por exemplo, alguns fabricantes integram nas suas equipas tecnologias que otimizam o desempenho do veículo na travagem em estradas molhadas. Este tipo de pneu será perfeito para você se costuma conduzir em tempo chuvoso.
Outros fabricantes oferecem pneus que são resistentes a furos graças a uma tecnologia de auto-vedação. Se você percorre longas distâncias no seu trabalho, esses tipos de pneus podem ser muito úteis. Eles evitarão, por exemplo, que você fique preso após furos em áreas isoladas.
Como identificar as tecnologias integradas num pneu? Em geral, essa informação encontra-se no texto descritivo que acompanha o produto (se fizer a compra online). Se tiver dúvidas, também pode pedir mais informações ao vendedor.
A resistência ao rolamento:
A resistência ao rolamento de um pneu refere-se à energia que é gasta para mantê-lo em movimento (a uma velocidade constante) quando está em contacto com o solo. Está intimamente ligada à espessura da banda de rodagem. Quanto maior for esta última, maior será a resistência ao rolamento, o que resultará num consumo de combustível e energia muito elevado.
Dado que os pneus reforçados têm naturalmente flancos espessos, é importante verificar se o modelo que está prestes a escolher possui uma baixa resistência ao rolamento. Como saber? Basta verificar a ficha técnica do produto.
O fabricante:
É importante não ignorar o fabricante ao escolher um pneu. Em geral, a marca de um pneu diz muito sobre a sua qualidade. Para ter a certeza de obter pneus de qualidade superior que atendam às suas expectativas e para conduzir com segurança, opte pelos fabricantes mais reconhecidos: PIRELLI, MICHELIN, HANKOOK, CONTINENTAL, BRIDGESTONE, GOODYEAR…
Para comprar pneus reforçados, prefira os produtos dessas grandes marcas, pois geralmente incorporam as últimas inovações do setor de pneus. É uma garantia de desempenho considerável.
Dependendo das suas necessidades e do seu orçamento, também pode escolher outras marcas menos conhecidas, mas que também oferecem equipamentos de boa qualidade.
A estação:
Os pneus reforçados não são necessariamente pneus para todas as estações concebidos para serem usados durante todo o ano. Existem pneus XL para o inverno e outros para o verão. Deve ter isso em conta ao fazer a sua escolha. Escolha pneus adequados às condições climáticas de cada estação, para desfrutar de um conforto de condução ideal.
pneuslider.pt, o seu fornecedor de pneus reforçados de alta qualidade
Para qualquer automobilista que queira trocar os pneus, pneuslider.pt disponibiliza mais de 10.000 referências de diferentes marcas para atender a todas as suas necessidades. Se precisar de pneus reforçados de inverno, verão ou 4 estações, pode fazer a sua escolha no nosso catálogo. Oferecemos entrega gratuita a partir de dois pneus idênticos.
Se desejar, também pode beneficiar de um serviço de montagem num dos nossos garagens parceiras. Cobrimos todo o território nacional.