Os pneus reforçados ou EXTRA LOAD (XL) destinam-se aos veículos pesados ou equipados com uma motorização potente. Os flancos dos pneus reforçados são mais rígidos do que os dos pneus clássicos designados por "SL" para "Standard Load". A rigidez dos flancos permite suportar uma carga, uma pressão e tensões mais elevadas.
Como reconhecer um pneu reforçado?
Um pneu reforçado tem uma marcação específica no flanco, como: REINF, REINFORCED, XL, EXTRA LOAD, XLD, RFD ou RF. A norma "XL" substitui gradualmente as outras normas.
O que significa a marcação XL num pneu?
"XL" significa "Extra Load", ou seja, indica que o pneu pode suportar um peso mais elevado e pressões mais importantes.
Quais são as vantagens de um pneu reforçado?
- Melhor durabilidade.
- Melhor resistência aos choques eventuais.
- Melhor controlo do veículo.
- Melhor tração e transmissão da potência.
- Melhor resistência às tensões mecânicas: acelerações, travagens, alta velocidade, viragens bruscas.
Quais são as desvantagens de um pneu reforçado?
- Aumento do ruído em cerca de 1 dB.
- Aumento da força de resistência ao rolamento, o que provoca um leve aumento do consumo.
- Aumento do peso do pneumático e, consequentemente, aumento teórico do consumo.
- Teoricamente, são considerados menos confortáveis, mas isso não é percetível para a maioria dos condutores.
Que pneus reforçados comprar para o seu automóvel?
Pneus reforçados verão:
- Continental SportContact 6
- Michelin Pilot Super Sport
- Michelin Pilot Sport 4S
- Bridgestone Potenza S001
- Pilot Alpin PA4
- Pirelli Pzero
- Toyo Proxes Sport
- Yokohama Advan Sport V105
- Falken Azenis FK510
- General Tire Altimax Sport
- Semperit Speed-Life 2
Pneus reforçados inverno:
- Hankook Winter I*Cept evo2 W320
- Continental ContiWinterContact TS830P
- Continental ContiWinterContact TS860S
- Pirelli Winter Sottozero 3
- Michelin Pilot Alpin PA4
- Pirelli W270 Sottozero Serie II
- Toyo Snowprox S954
- Vredestein Wintrac Xtreme S
- Nankang SV-3 Winter