Os principais tipos de jante em alumínio

Se pretende substituir as suas jantes, seja porque estão acidentadas, seja para mudar o visual do seu veículo, há várias questões que se deve colocar:

Quais são os diferentes tipos de jante?

As jantes são produtos cuja beleza plástica pode ser muito extraordinária mas cujas características permanecem muitas vezes ocultas. E primeiramente a sua composição: fala-se de jante para desenhar o conjunto do objeto na linguagem corrente. De facto, as jantes podem ser formadas com uma única peça, as jantes monobloco (as mais difundidas), ou compostas por várias partes para as jantes desmontáveis: a parte central, o aro da roda e a tampa.

A jante desmontável é constituída por dois ou três elementos soldados juntos para formar uma jante completa.


As jantes desmontáveis são concebidas segundo diferentes métodos. A parte central pode ser forjada ou colada. O aro da roda de 3 partes é frequentemente concebido a partir de um aro de alumínio mas também pode ser em magnésio.

Elas permitem obter jantes à medida para diversas aplicações. Originalmente, este tipo de jante era desenvolvido para os carros de competição e "democratizou-se" progressivamente entre os amadores de tuning.

As jantes desmontáveis estão reservadas ao mercado topo de gama. Permitem uma maior flexibilidade de adaptação e adequam-se a veículos com dimensões pouco correntes ou simplesmente para o tuning. Em caso de acidente, é possível substituir apenas a parte da jante danificada.

Quais são os diferentes procedimentos de fabrico de jantes?

Para as jantes monobloco

A moldagem de jantes efetua-se colando alumínio líquido num molde especialmente estudado. São utilizados vários métodos. De aparência simples, não se engane, a elaboração de jantes de qualidade exige um grande domínio.

Colagem por gravitação.

A colagem por gravitação é o procedimento mais simples para colar a moldagem. Recorremos simplesmente à gravidade para preencher o molde.

A moldagem por gravitação tem como principal vantagem um custo reduzido. É igualmente um bom método nos casos em que o design prima sobre o peso.

Dado que o procedimento reside essencialmente no fenómeno da gravidade, a densidade do alumínio deste tipo de jante não é tão elevado como para outros métodos de produção.

Regra geral, estas jantes precisam de uma massa mais importante para responder às exigências em termos de resistência.

A moldagem a baixa pressão.

A moldagem a baixa pressão utiliza uma baixa pressão para projetar mais rapidamente o alumínio no molde do que para a moldagem por gravitação. As características mecânicas do material são melhoradas graças a uma maior densidade.

O custo de produção é ligeiramente mais elevado do que para a moldagem por gravitação. Porém, é o método de produção de referência para as jantes de liga.

Certos fabricantes recorreram a pressões mais altas para reduzir o peso da jante e reforçar a estrutura da mesma, mas isto implica custos mais elevados.

A jante moldada a baixa pressão representa a escolha mais popular no mercado de sobresselentes devido ao seu equilíbrio apreciável entre peso e resistência.

A tecnologia de fluxo ou enformação contínua.

Este método de ponta parte de uma moldagem a baixa pressão. Numa segunda instância, uma máquina específica implica a rotação da moldagem de base e aquece a parte exterior da moldagem enquanto os rolos guia assentam na parte do aro da roda e esticam-no em comprimento como um oleiro.

Combinados juntos, o calor, a pressão e a rotação permitem obter um aro de roda com uma resistência semelhante a uma jante forjada, representando uma poupança substancial.

O.Z recorre a esta tecnologia para a elaboração das suas jantes para Fórmula 1 ao longo de muitos anos.

A jante sobresselente de Fórmula HLT é um dos exemplos mais falados em termos de jantes realizadas por enformação contínua.

A tecnologia HLT é uma tecnologia exclusiva utilizada pela O.Z que guarda o segredo.

O que tem de saber é que todos os fabricantes procuram aproximar-se das qualidades da jante em alumínio forjada limitando os custos exorbitantes resultantes.

As jantes forjadas

É o topo de gama das jantes.

O método da forja consiste em modelar uma jante a pressão muito alta a partir de um bloco de alumínio.

O produto acabado é tão denso e tão resistente que as jantes forjadas são muito leves.

Isto explica-se pela formação de fibras provocada pela deformação da matéria e a modificação da orientação dos cristais metálicos que reforça a estrutura do produto acabado.

O custo em termos de utensílios, máquina-ferramenta e desenvolvimento fazem com que estas jantes sejam produtos de luxo.

As jantes desmontáveis

Como indicado anteriormente, os métodos de fabrico das jantes desmontáveis não se diferenciam em nada dos que acabámos de abordar, só que cada peça é fabricada separadamente.

Isto permite inúmeras combinações de procedimentos e materiais. Pode-se, por exemplo, ter uma jante cuja parte central é em magnésio moldado, combinado com um aro em alumínio forjado...


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