Pneus auto
Pneu mota
Pneus quad
Jantes chapa
Jantes em alumínio
Pack jantes + pneus
Correntes de neve
Enchimento
Ferramentas e suportes
Reparação
Bateria
Óleos
Acessórios
Montagem - Aperto
Aditivos
Guia
Entrega e montagem
Pro
A minha conta
Contacto
Já se interrogou em relação a que se referem as abreviaturas MFS, FR, FSL ou RPB num perfil de pneu?
Estes nomes estranhos indicam a presença de um rebordo de proteção de jante no pneu. Isto permite limitar os danos causados pelos choques contra calçadas ou as projeções de detritos em todo-o-terreno.
Em jeito de ilustração, compare as duas seguintes fotografias:
Não há necessidade de procurar 7 diferenças, aquilo que salta à vista é que a jante da esquerda é completamente vulnerável aos choques e detritos. Assim, a jante da direita dispõe de um rebordo de proteção separado que a protege dos impactos. É o pneu que sofre o maior impacto e não a jante.
Não, a maior parte dos pneus standards não está equipada desta tecnologia. Isto explica-se pelo facto de os pneus standards serem regularmente montados em jantes de chapa dotados de tampões para melhorar o aspeto do automóvel. Ora, os rebordos de proteção limitam a escolha de tampões que tornam determinados modos de fixações impossíveis.
Além disso, os rebordos de proteção de jante, com ou sem estrias, só oferecem uma proteção limitada aos choques leves e arranhões, mais comummente chamados toques.
Existem outras soluções interessantes para a proteção de jantes como os Rimblades que se colam com cola forte. A proteção é menos eficaz do que um rebordo ou um tampão mas pode ser substituída depois de um choque. Os Rimblades existem em diferentes cores e podem melhorar o aspeto das jantes.
Jantes