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O que é a prega de um pneu?
Para melhorar a resistência do pneu, a estrutura da carcaça é primordial. As pregas são camadas de telas sintéticas (kevlar, nylon, poliéster) que cobrem a integralidade da carcaça, juntando as duas partes da moldura. São colocadas em pontos estratégicos do pneu.
Certos pneus têm camadas de pregas que se sobrepõem consoante ângulos diferentes. É esta característica que permite distinguir pneus de estrutura diagonal (as pregas sobrepõem-se consoante ângulos de 55 graus) e pneus de estrutura radial (as camadas de pregas são todas perpendiculares ao eixo de rotação do pneu).
Atualmente, os pneus de estrutura diagonal foram largamente suplantados pelos pneus de estrutura radial, salvo para certas aplicações específicas.
Graças ao progresso tecnológico e à invenção das fibra sintéticas, os materiais utilizados para as pregas evoluíram.
O índice de carga/número de pregas inscrito no flanco do pneu permite determinar qual é a carga máxima que o pneu pode suportar com a pressão recomendada pelo construtor.
Os índices de carga de veículos de turismo têm números, enquanto os dos utilitários estão classificados por ordem alfabética (as letras mais próximas de Z referem-se aos pneus mais resistentes que podem lidar com pressões mais elevadas e suportar cargas mais importantes).
Antes de os índices de carga serem adotados, os índices de pregas e/ou o número real de pregas eram utilizados como medida de resistência. Quanto mais pregas tinha, mais sólida era a carcaça.
Hoje em dia, o índice de carga/número de pregas não corresponde exatamente ao número de pregas na chapa mas indica a resistência equivalente às pregas diagonais de outrora.
A maior parte dos pneus para veículos de turismo atuais só tem uma ou duas pregas. Quanto aos pneus para veículos utilitários com um índice de veículo de construção (10, 12 ou 14 pregas), na verdade, só têm duas ou três pregas na tela ou uma cobertura em aço.
Como regra geral, os pneus para veículos de turismo são concebidos para suportar uma carga standard, o flanco do pneu geralmente não tem a indicação disto ou tem simplesmente a menção SL (standard load).
Sistema de equivalência europeia de Índice de Pregas e Pressão máxima/Turismo | ||
---|---|---|
Índice de carga | Abreviatura | Pressão máxima |
Carga standard | SL | 2.45 bars |
Carga reforçada | XL | 2.8 bars |
Sistema de equivalência europeia de Índice de Pregas e Pressão máxima/Utilitário | ||
---|---|---|
Índice de carga | Índice de pregas | Pressão máxima |
B | 4 | 2.45 bar |
C | 6 | 3.35 bar |
D | 8 | 4.35 bar |
E | 10 | 5.30 bar |
F | 12 | 6.30 bar |
Pneus agrícola