Número de pregas do pneu e índice de carga

O que é a prega de um pneu?

Para melhorar a resistência do pneu, a estrutura da carcaça é primordial. As pregas são camadas de telas sintéticas (kevlar, nylon, poliéster) que cobrem a integralidade da carcaça, juntando as duas partes da moldura. São colocadas em pontos estratégicos do pneu.

  • Em contacto direto com o talão para limitar as vibrações contra a jante.
  • Por cima, a dupla camada de borracha sintética que desempenha o papel de câmara-de-ar nos pneus Tubeless.

Certos pneus têm camadas de pregas que se sobrepõem consoante ângulos diferentes. É esta característica que permite distinguir pneus de estrutura diagonal (as pregas sobrepõem-se consoante ângulos de 55 graus) e pneus de estrutura radial (as camadas de pregas são todas perpendiculares ao eixo de rotação do pneu).



Atualmente, os pneus de estrutura diagonal foram largamente suplantados pelos pneus de estrutura radial, salvo para certas aplicações específicas.

Graças ao progresso tecnológico e à invenção das fibra sintéticas, os materiais utilizados para as pregas evoluíram.

O índice de carga/número de pregas inscrito no flanco do pneu permite determinar qual é a carga máxima que o pneu pode suportar com a pressão recomendada pelo construtor.

Os índices de carga de veículos de turismo têm números, enquanto os dos utilitários estão classificados por ordem alfabética (as letras mais próximas de Z referem-se aos pneus mais resistentes que podem lidar com pressões mais elevadas e suportar cargas mais importantes).

Antes de os índices de carga serem adotados, os índices de pregas e/ou o número real de pregas eram utilizados como medida de resistência. Quanto mais pregas tinha, mais sólida era a carcaça.

Hoje em dia, o índice de carga/número de pregas não corresponde exatamente ao número de pregas na chapa mas indica a resistência equivalente às pregas diagonais de outrora.

A maior parte dos pneus para veículos de turismo atuais só tem uma ou duas pregas. Quanto aos pneus para veículos utilitários com um índice de veículo de construção (10, 12 ou 14 pregas), na verdade, só têm duas ou três pregas na tela ou uma cobertura em aço.

Como regra geral, os pneus para veículos de turismo são concebidos para suportar uma carga standard, o flanco do pneu geralmente não tem a indicação disto ou tem simplesmente a menção SL (standard load).


Sistema de equivalência europeia de Índice de Pregas e Pressão máxima/Turismo
Índice de cargaAbreviaturaPressão máxima
Carga standardSL2.45 bars
Carga reforçadaXL2.8 bars
Sistema de equivalência europeia de Índice de Pregas e Pressão máxima/Utilitário
Índice de cargaÍndice de pregasPressão máxima
B42.45 bar
C63.35 bar
D84.35 bar
E105.30 bar
F126.30 bar

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