Imagine-se a conduzir e, de repente, sente uma sensação estranha, uma perda de estabilidade ou um ruído incomum: é um furo. Os pneus Runflat permitem que continue a conduzir sem stress nem interrupção, mesmo em caso de furo.
O que é um pneu Run Flat?
Os pneus Runflat são concebidos para permanecer funcionais mesmo após um furo. Permitem conduzir a uma velocidade máxima de 80 km/h durante cerca de 80 quilómetros. Este tipo de pneu, dotado de flancos reforçados, suporta e dirige o veículo apesar da perda de pressão.
Os pneus Runflat foram aperfeiçoados ao longo das últimas décadas e estão agora acessíveis para uma ampla gama de veículos. Muitos fabricantes de automóveis equipam os seus novos modelos com estes pneus para maximizar a segurança e o conforto. Não há necessidade de pneu sobressalente com pneus Runflat.
Dependendo dos fabricantes, a designação "run flat" é diferente: ZP na Michelin, RFT e EXT na Bridgestone, HRS na Hankook, DSST na Dunlop, SSR na Continental… No nosso site, pode encontrar os pneus runflat escolhendo a opção "RUN FLAT" durante a sua pesquisa.
Por que escolher pneus Runflat?
Uma das principais vantagens dos pneus Runflat reside na segurança que proporcionam. Em caso de perda de pressão, os riscos de perda de controlo do veículo são significativamente reduzidos, pois o pneu é capaz de manter a sua forma e, portanto, preservar uma boa aderência à estrada. Além disso, elimina o desconforto e, por vezes, o perigo associado à troca de pneu na berma da estrada.
Tenha em mente que, embora os pneus Runflat permitam continuar a conduzir uma certa distância após um furo, eles não são indestrutíveis. Devem ser reparados ou substituídos o mais rápido possível.
Como reconhecer um pneu Runflat?
Os fabricantes de pneus Runflat adotaram métodos de marcação específicos que permitem identificar estes pneus à primeira vista. No flanco de cada pneu Runflat, encontrará uma série de letras ou símbolos específicos. Por exemplo, pode ver as indicações "Run Flat" ou "RF" que a grande maioria dos fabricantes coloca no seu flanco.
Alguns fabricantes, para se diferenciarem, optam por usar marcações personalizadas para os seus pneus de rodagem a seco. É por isso que existem diferentes designações. Aqui estão algumas delas:
- ZP (Zero Pressure) na Michelin
- SSR (Self Supporting Runflat) na Continental
- EMT (Extended Mobility Tire) ou ROF (RunOnFlat) na Goodyear
- DSST (Dunlop Self-supporting Technology) na Dunlop
- HRS (Hankook Runflat System) na Hankook
- MOE (Mercedes RunOnFlat Extended) na Mercedes
- RFT (Run-Flat Tire) na Bridgestone/Firestone
Quais pneus Run Flat comprar?
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As dimensões de pneus runflat mais procuradas:
Como saber se uma jante é compatível com Runflat?
Primeira dica, se o seu veículo estava equipado com pneus Runflat na compra, é quase certo que as suas jantes já são compatíveis. Caso contrário, a melhor solução é consultar as especificações do fabricante.
Os pneus Runflat necessitam de jantes especialmente concebidas (perfil H2 (Hump 2)) que podem suportar a estrutura reforçada dos pneus e permitir que funcionem corretamente em caso de furo.
O perfil H2 é particularmente adequado para pneus Runflat, pois impede que o pneu se desloque da jante quando a pressão é baixa, oferecendo assim uma segurança adicional.
Isso permite que os condutores continuem a conduzir por uma certa distância (geralmente entre 50 e 80 km) a uma velocidade reduzida para alcançar um local seguro ou uma oficina de reparação.
Montar pneus Runflat em jantes não adequadas pode apresentar riscos significativos. De facto, em caso de perda de pressão, o pneu pode sair da jante e causar uma perda de controlo do veículo.
Qual a pressão para pneus Runflat?
A pressão recomendada para os pneus Runflat é especificada pelo fabricante do veículo e é geralmente a mesma que a recomendada para pneus standard.
É aconselhável verificar regularmente a pressão dos seus pneus. Pneus com baixa pressão podem afetar a manobrabilidade do veículo e aumentar o consumo de combustível, enquanto pneus com pressão excessiva podem comprometer a aderência.
A maioria dos veículos equipados com pneus Runflat integra um sistema de monitorização de pressão. O TPMS (Tire Pressure Monitoring System) alerta-o quando a pressão de um pneu está significativamente baixa, o que é particularmente útil para os pneus Runflat que podem não mostrar sinais evidentes de perda de pressão.
Além da pressão, inspecione regularmente os seus pneus Runflat para detectar qualquer sinal de desgaste desigual, danos ou perfurações.
FAQ pneus Run Flat:
Os pneus Runflat são reparáveis?
Se o furo for pequeno e localizado na banda de rodagem, uma reparação pode ser considerada. No entanto, se os flancos estiverem danificados, o pneu deve ser substituído.
Os pneus Run Flat são barulhentos?
Não, os pneus run flat não fazem mais barulho do que os pneus clássicos.
Os pneus Runflat consomem mais combustível?
Não, os pneus run flat não têm influência no consumo de combustível em comparação com pneus clássicos.
Os pneus Run Flat são menos confortáveis?
Os pneus Runflat têm paredes laterais mais rígidas, o que pode tornar a condução mais firme em comparação com os pneus standard. A perda de conforto é teórica, pois em condições reais, é quase impossível notar a diferença.
Os pneus Runflat são mais difíceis de montar?
Sim, nem todos os nossos centros de montagem parceiros estão equipados para montar pneus run flat. O flanco do pneu é reforçado, o que provoca constrangimentos adicionais para as máquinas de montagem. Terá de se dirigir a um centro parceiro adequado. Indicamos isso claramente nas páginas dedicadas às estações de montagem.
Os pneus Run Flat são mais pesados?
Sim, pesam entre 10% e 15% mais do que um pneu clássico.
Os pneus Runflat são mais caros?
O seu preço de compra é geralmente 20 a 25% mais elevado do que o dos modelos convencionais. A sua montagem também é mais cara.
Posso substituir os meus pneus Runflat por pneus "clássicos"?
Sim, é possível fazer essa troca. Atenção, será necessário prever um dispositivo anti-furo.
É possível misturar pneus Runflat e pneus standard no mesmo veículo?
É proibido misturar pneus Runflat com pneus standard.