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Graças aos pneus run flat, circula com toda a segurança. A tecnologia "run flat" permite-lhe circular com o pneu furado a 80 km/h durante 80 km. Apenas os veículos homologados "Run Flat" podem ser equipados com este tipo de pneus. Em função dos fabricantes, a designação "run flat" é diferente: ZP na Michelin, RFT e EXT na Bridgestone, HRS na Hankook, DSST na Dunlop, SSR na Continental… No nosso site, pode fazer uma pesquisa assinalando a caixa "RUN FLAT". Este tipo de pneu possui flancos reforçados em comparação com um pneu clássico, o que lhe permite continuar a transportar e dirigir o veículo apesar da perda de pressão total ou parcial.
Não, os pneus run flat não fazem mais ruído do que os pneus clássicos.
Não, os pneus run flat não têm qualquer influência no consumo de combustível em comparação com pneus clássicos.
Sim, nem todas as nossas estações de montagem estão equipadas para montar pneus run flat. O flanco do pneu é reforçado, o que provoca tensões suplementares para as máquinas de montagem. Deverá ir a um centro parceiro adaptado. Isso está claramente indicado nas páginas dedicadas às estações de montagem.
Sim, pesam entre 10% e 15% mais do que um pneu clássico.
Os pneus run flat são mais rígidos do que os pneus clássicos. Não absorvem tão bem as irregularidades da estrada. A perda de conforto é teórica, porque, em condições reais, é quase impossível identificar a diferença.
As dimensões mais procuradas:
Em todos os setores de atividade, foram feitas inovações extraordinárias nos últimos anos. O mundo automóvel não está à margem desta evolução. Após os sprays anti-furo, a tendência agora são os pneus anti-furo. Sim, existem hoje pneus runflat que ainda podem funcionar por quilómetros mesmo que estejam furados. Mas será que isso não é apenas um argumento de venda? Como os reconhecer? Quais são os critérios importantes para escolher este tipo de pneu? Pneuslider.pt conta-lhe tudo sobre estes pneus que podem mudar radicalmente os seus hábitos de condução.
Você os encontrará sob diferentes denominações: pneus runflat (ou run-flat ou ainda runflat), pneus de rodagem plana, pneu MOE, pneu com flancos reforçados... Para permitir que você continue a conduzir apesar de um furo, eles são equipados com um talão e flancos reforçados para suportar o peso do veículo sem pressão de ar. O talão ligado à borda da jante não se solta, mesmo que o pneu esteja furado.
Contrariamente a algumas ideias erradas, os runflat não são pneus à prova de furos.
Entre as razões que levam os motoristas a escolher os pneus com flancos reforçados, a primeira é a maior segurança que eles proporcionam durante a condução. De facto, com este tipo de pneus instalados nas suas rodas, você tem um controlo total do seu veículo, mesmo em caso de perda súbita de pressão. Com um pneu runflat, você pode conduzir sem medo por 80 km a uma velocidade máxima de 80 km/h. Isso é mais do que suficiente para encontrar rapidamente um mecânico que possa ajudá-lo. É sempre preferível poder chegar a uma oficina do que ter que mudar o pneu sozinho à beira de uma estrada longe de tudo.
A outra vantagem de um pneu runflat é que você não precisa de ter uma roda sobressalente ou um spray anti-furo.
A primeira coisa que se pode criticar nos pneus runflat é o seu preço de compra, que é geralmente 20 a 25% mais elevado do que o dos modelos convencionais. A sua montagem também é mais cara, e nem todas as oficinas estão equipadas para montá-los nos veículos.
Outra coisa que se pode lamentar é que os pneus runflat não são reparáveis. Uma vez que eles sofram um furo, é fortemente desaconselhado reutilizá-los. Portanto, você terá que simplesmente fazer novas compras. Se você quiser mais informações sobre pneus furados, siga o nosso guia.
O último ponto, o pneu runflat, devido ao seu flanco muito rígido, é menos confortável do que um pneu convencional, gera um pouco mais de ruído e firmeza na estrada.
Eles são facilmente identificáveis pelas indicações "Run Flat", "RFT" (que significa Run Flat Type) e R/F que a grande maioria dos fabricantes colocam no seu flanco.
Alguns fabricantes, para se diferenciarem, optam por usar marcas personalizadas para os seus pneus de rodagem plana. É por isso que existem diferentes denominações. Aqui estão algumas delas:
Além disso, se você encontrar no flanco de um pneu uma inscrição como SST (Self Supporting Tyre), Euforia (da Pirelli), EXT, MOE (Mercedes), saiba que se trata de um modelo de pneu runflat.
Não se escolhe um pneu convencional ao acaso. Deve-se ter ainda mais cuidado quando se está interessado num modelo com uma tecnologia específica. As dimensões, os índices de carga e velocidade, bem como os seus hábitos de condução podem orientá-lo.
Cada modelo tem características únicas indicadas no seu flanco. Estas incluem a altura, a largura e o diâmetro. As especificações técnicas do modelo que você terá que escolher devem ser necessariamente as mesmas que as dos pneus originais.
Sabe como encontrar estas informações? Preste atenção às inscrições nos seus pneus atuais. Você pode encontrar uma sequência de letras e números no seguinte formato: 205/55R16 91V. Neste exemplo, 205 representa a largura em milímetros, 55 a altura do flanco expressa em percentagem da largura, e 16 o diâmetro da jante em polegadas.
Os índices de carga e velocidade informam respectivamente sobre a carga e a velocidade máxima que um pneu pode suportar.
Esteja atento a estes dois parâmetros para a sua própria segurança. De facto, escolher modelos de pneus runflat com índices de carga ou velocidade demasiado baixos aumenta o risco de rebentamento e acidentes (devido à diminuição do conforto de condução). Além disso, você pode ser multado se não equipar o seu veículo com um pneu com um índice de carga e velocidade adequado.
É também no flanco do modelo original que você encontrará informações sobre estes índices. Considerando o nosso exemplo anterior, eles são representados respectivamente pelo número 91 (ou seja, 615 kg) e pela letra V (ou seja, 240 km/h).
Os pneus reagem de forma diferente, dependendo se estão a rodar em solo seco, húmido, coberto de neve, escorregadio ou gelado. Em pistas secas, os pneus de verão ou 4 estações são os mais adequados.
Quando as temperaturas baixam, a aderência ao solo oferecida por um pneu tradicional torna-se muitas vezes insuficiente. Felizmente, existem pneus runflat especialmente concebidos para se adaptarem a solos molhados e nevados. Trata-se precisamente dos pneus de inverno, facilmente identificáveis pelos dois marcos M+S (Mud and Snow) e 3PMSF (floco de neve rodeado por 3 picos montanhosos). Eles têm um desenho particular que lhes permite evacuar rapidamente a água e adaptar-se perfeitamente ao solo de inverno. Graças às suas lamelas específicas, eles movem-se sem escorregar em asfalto gelado e na neve.
Existe uma infinidade de pneus runflat no mercado. Com o objetivo de facilitar a sua tarefa, os especialistas em pneus da Pneuslider.pt selecionaram modelos de referência no nosso catálogo. Você encontrará uma proposta no topo desta página. Para mais resultados, por favor insira a sua dimensão no seletor no topo da página. Lembre-se de marcar a caixa runflat.
Nesta seção do nosso guia completo sobre pneus de rodagem plana, selecionamos algumas perguntas frequentes dos motoristas.
Como saber se o meu veículo pode ser equipado com um pneu runflat?
Nem todos os veículos podem acomodar um pneu com flancos reforçados. Apenas os carros concebidos e fornecidos com estes modelos de pneus podem usá-los. Eles estão equipados com um TPMS ou SSPP (sistema de controlo de pressão). Assim, as perdas de pressão podem ser imediatamente detetadas.
Posso substituir os meus pneus runflat por modelos convencionais e vice-versa?
Sim, é possível fazer essa troca. No entanto, será necessário prever um dispositivo anti-furo.
Posso instalar dois pneus convencionais na frente e usar aqueles equipados com a tecnologia Run Flat na traseira?
A combinação destes dois tipos de pneus numa mesma montagem é proibida.