Pneus auto

Alinhamentos dos pneus, geometria e paralelismo

A menos que seja um condutor bem informado com conhecimentos aprofundados em mecânica e que disponha do material adequado, as definições de geometria não devem ser modificadas. Cada veículo requer uma configuração ótima do ângulo de carroçaria, do ângulo de avanço e do ângulo de convergência que só os mecânicos estão habilitados a fazer pois cada décimo de milímetro conta.

A geometria consiste em controlar e definir o alinhamento das 4 rodas. Esta operação custa entre 50 e 100 euros.

Mesmo que as tarifas possam parecer proibitivas, uma definição errada pode ter consequências importantes para a duração de vida de um pneu e implicar custos suplementares, bem como uma má sensação ao volante.

Antes de entrar em considerações mais técnicas, é importante colocar algumas questões sobre a geometria.

A geometria é um procedimento rotineiro como a mudança de óleo?

Não, a geometria é um procedimento especial que deve ser efetuado apenas se notar um destes fenómenos:

  • O veículo desloca-se para a esquerda ou direita em linha reta.
  • O desgaste dos pneus é irregular.
  • O volante não está no eixo.
  • Os pneus chiam sem razão aparente.

Tenho de fazer um controlo de geometria sempre que mudar os pneus?

Regra geral, não é obrigatório fazer este controlo se mantiver as mesmas dimensões que antes. Por outro lado, uma mudança de dimensão de pneus implica um controlo de geometria. Saiba ainda que a maior parte das oficinas propõem obrigatoriamente este controlo como medida de segurança.

O que é propriamente o alinhamento?

O alinhamento das rodas é o controlo e a regulação dos seguintes ângulos: o ângulo de carroçaria, o ângulo de avanço e o ângulo de convergência (paralelismo).

Cada carro tem medidas muito precisas mas alguns amadores gostam de as alterar para personalizar o comportamento dos seus veículos. A definição do alinhamento é milimetrado e efetua-se com uma máquina específica: um banco de geometria.


O ângulo de carroçaria

Exprime-se em graus. O grau é negativo quando a altura do pneu inclina-se ligeiramente para o veículo. É positivo quando se distancia dele.

No caso de um condutor desportivo, um ângulo negativo permite-lhe fazer curvas mais agressivas. Em contrepartida, perde em aderência nas retas, o que prejudica a travagem e as acelerações potentes.

O ângulo de avanço

Também expresso em graus, é o ângulo que exprime a diferença entre uma reta perpendicular ao solo e o eixo do pivô de rotação da roda.

Resulta da estabilidade a grande velocidade e do ângulo de viragem. Geralmente, o ângulo de avanço não é modificável, uma modificação do mesmo tem como objetivo restabelecer o equilíbrio após um acidente.



O ângulo de convergência / paralelismo

O ângulo de convergência, ou ângulo de abertura, corresponde à distância entre a direção das rodas e o eixo longitudinal do veículo. Se as retas imaginárias convergirem para se cortar diante do veículo, falamos de ângulo de convergência. Caso contrário, falamos de ângulo de abertura (divergência).


Para garantir o equilíbrio geral das forças mecânicas, um veículo com tração traseira é frequentemente caracterizado por um ângulo de convergência, sendo que as trações à frente terão mais frequentemente um ângulo de abertura.




Para concluir, é imperativo assegurar-se de que as definições de ângulos são apropriadas.

Pouco importa se o seu veículo está equipado com pneus de última geração com uma duração de vida máxima. Uma definição errada de alguns milímetros arruinará os melhores pneus em termos de durabilidade.

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