A menos que seja um condutor bem informado com conhecimentos aprofundados em mecânica e que disponha do material adequado, as definições de geometria não devem ser modificadas. Cada veículo requer uma configuração ótima do ângulo de carroçaria, do ângulo de avanço e do ângulo de convergência que só os mecânicos estão habilitados a fazer pois cada décimo de milímetro conta.
A geometria consiste em controlar e definir o alinhamento das 4 rodas. Esta operação custa entre 50 e 100 euros.
Mesmo que as tarifas possam parecer proibitivas, uma definição errada pode ter consequências importantes para a duração de vida de um pneu e implicar custos suplementares, bem como uma má sensação ao volante.
Antes de entrar em considerações mais técnicas, é importante colocar algumas questões sobre a geometria.
A geometria é um procedimento rotineiro como a mudança de óleo?
Não, a geometria é um procedimento especial que deve ser efetuado apenas se notar um destes fenómenos:
Tenho de fazer um controlo de geometria sempre que mudar os pneus?
Regra geral, não é obrigatório fazer este controlo se mantiver as mesmas dimensões que antes. Por outro lado, uma mudança de dimensão de pneus implica um controlo de geometria. Saiba ainda que a maior parte das oficinas propõem obrigatoriamente este controlo como medida de segurança.
O que é propriamente o alinhamento?
O alinhamento das rodas é o controlo e a regulação dos seguintes ângulos: o ângulo de carroçaria, o ângulo de avanço e o ângulo de convergência (paralelismo).
Cada carro tem medidas muito precisas mas alguns amadores gostam de as alterar para personalizar o comportamento dos seus veículos. A definição do alinhamento é milimetrado e efetua-se com uma máquina específica: um banco de geometria.
Exprime-se em graus. O grau é negativo quando a altura do pneu inclina-se ligeiramente para o veículo. É positivo quando se distancia dele.
No caso de um condutor desportivo, um ângulo negativo permite-lhe fazer curvas mais agressivas. Em contrepartida, perde em aderência nas retas, o que prejudica a travagem e as acelerações potentes.
Também expresso em graus, é o ângulo que exprime a diferença entre uma reta perpendicular ao solo e o eixo do pivô de rotação da roda.
Resulta da estabilidade a grande velocidade e do ângulo de viragem. Geralmente, o ângulo de avanço não é modificável, uma modificação do mesmo tem como objetivo restabelecer o equilíbrio após um acidente.
O ângulo de convergência, ou ângulo de abertura, corresponde à distância entre a direção das rodas e o eixo longitudinal do veículo. Se as retas imaginárias convergirem para se cortar diante do veículo, falamos de ângulo de convergência. Caso contrário, falamos de ângulo de abertura (divergência).
Para garantir o equilíbrio geral das forças mecânicas, um veículo com tração traseira é frequentemente caracterizado por um ângulo de convergência, sendo que as trações à frente terão mais frequentemente um ângulo de abertura.
Para concluir, é imperativo assegurar-se de que as definições de ângulos são apropriadas.
Pouco importa se o seu veículo está equipado com pneus de última geração com uma duração de vida máxima. Uma definição errada de alguns milímetros arruinará os melhores pneus em termos de durabilidade.