Os diferentes: simétrico, assimétrico e direcional
Nenhum dos pneus tem o mesmo design. Os sulcos (desenhos da banda de rodagem) do seu pneu determinam os seus desempenhos.
Existem três tipos de perfis:
- Perfil simétrico
- Perfil assimétrico
- Perfil direcional
Eis algumas explicações que lhe permitirão escolher o perfil de pneu mais adaptado à sua condução:
Simétrico
Uso
Concebido para os pequenos trajetos e destinados a veículos de turismo compactos (citadinos).
Vantagens
- Resistência elevada
- Longevidade melhorada
- Económico
- Excelente aderência à estrada
- Condução confortável
Desvantagens
- Motricidade média
- Menor resistência ao aquaplaning
Particularidades
- Este perfil de pneu não requer sentido de montagem.
- Disponíveis em pequenas dimensões (de 13" a 15")
Assimétrico
Uso
Concebido para as carrinhas potentes ou veículos desportivos
Vantagens
- Condução silenciosa
- Resistência elevada ao aquaplaning (drenagem otimizada)
- Estabilidade elevada
Desvantagens
- Flancos moles (resistência inferior aos choques)
- Menos económico
- Duração de vida inferior
Particularidades
- Montagem: os pneus de perfil direcional dispõem de uma seta inscrita nos seus flancos que indicam o sentido de montagem
- Troca exclusivamente vertical destes pneus (à frente atrás e vice-versa)
Direcional
Uso
Concebido para os veículos desportivos
Vantagens
- Excelente motricidade
- Boa aderência à estrada em solo coberto de gelo
- Resistência elevada aos riscos de aquaplaning
- Boa aderência ao solo molhado
- Comportamento fiável à uma velocidade elevada
Desvantagens
- Pouco económico
- Resistência aos choques inferior (flancos moles)
- Desgaste mais rápido
Particularidades
- Montagem: os pneus de perfil direcional dispõem de uma seta inscrita nos seus flancos que indicam o sentido de montagem
- Troca exclusivamente vertical destes pneus (à frente atrás e vice-versa)