Pesquisa por dimensão

Tramlining: fenómeno de vibração

É possível que já tenha sentido micro-abanões no seu volante ou por vezes a sensação de perder o controlo do veículo quando circula por troços de estrada marcada por trilhos.

Este fenómeno, chamado "tramlining” nos países anglo-saxónicos, e que se traduz por um fenómeno de vibração, explica-se pela tendência dos pneus a seguir as marcas dos trilhos como se fossem carris de um elétrico.

Felizmente, estes fenómenos limitam-se geralmente a alguns segundos. À exceção dos condutores limitados a seguir regularmente por estradas com má manutenção. Para estes, poder reduzir o fenómeno de tramlining é uma necessidade real.

A influência dos pneus

Como depreendeu por experiência própria ou graças a este site, os pneus não são pantufas vulgares que se colam às suas jantes sem lhes prestar mais atenção.

As características de um pneu determinam o comportamento do veículo na estrada, e no nosso caso, a tendência ou não para o "tramlining”.

Os critérios suscetíveis de favorecer o tramlining:
  1. Os pneus com ultra desempenhos (com menos ranhuras) geralmente são mais sensíveis do que os pneus com um perfil mais acentuado. Isto explica-se pelo facto de o contacto com a estrada ser mais importante para um pneu desportivo do que para um pneu de um veículo de turismo. Por isso, são mais sensíveis aos defeitos da estrada.
  2. Quanto mais aumenta a largura de um pneu, mais aderência este ganha. Como consequência, será mais sensível ao efeito de tramlining.
  3. A distância entre eixos, que corresponde à distância entre as duas rodas do mesmo eixo, contribui igualmente para o fenómeno. Quanto mais importante for a distância entre eixos, mas importante é a aderência, e mais aumenta a sensibilidade ao tramlining.
  4. O desgaste das suspensões pode igualmente amplificar o tramlining num conjunto de roda. A simples substituição das peças de suspensão usadas diminui consideravelmente este fenómeno.
  5. O ângulo de carroçaria, se for negativo, favorece igualmente o tramlining pois permite fazer viragens mais agressivas.
  6. Os pneus runflat reforçam a tendência para o tramlining devido à rigidez dos flancos do pneu que repercutem os defeitos da roda na suspensão e direção.

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