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O pneu runflat é um pneu capaz de circular vazio ou até furado. Trata-se de pneus reforçados com flancos portadores que permitem continuar a circular a uma distância de 80 km com toda a segurança (a uma velocidade limitada: 80km/h) mesmo em caso de perda de pressão. A sua estrutura assenta no princípio dos flancos portadores que permitem suportar uma carga importante mesmo em caso de perda de pressão.
Vantagens de um pneu runflat:
Esta indicação é fornecida pelo construtor do veículo. Tem de se informar para saber se o seu veículo está homologado para pneus runflat. Se não for o caso, é proibido modificar as características técnicas.
Sim, isto é legalmente possível mas não é recomendado pelos especialistas. Com efeito, as jantes de um veículo homologado RFT são específicas e em condições extremas de rodagem, há um risco de saída da jante.
Se quiser substituir os seus pneus runflat por pneus normais, tenha em atenção para:
Qualquer veículo equipado com pneus runflat deve imperativamente ter um sistema de controlo de pressão instalado no painel de bordo para prevenir o condutor em caso de perda de pressão.
ZP = para os pneus runflat Michelin
SSR = para os pneus runflat Continental
ROF = para os pneus runflat Dunlop e Goodyear
EMT = para os pneus runflat Dunlop e Goodyear
Run Flat = para os pneus runflat Pirelli
RFT = para os pneus runflat Bridgestone
BSR = para os pneus runflat Bridgestone
Além do sistema Zero Pressure, a Michelin desenvolveu o sistema PAX. O pneu PAX apresenta flancos portadores ultra-resistentes com um composto polímero reforçado. É outra variante do pneu runflat.
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