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O essencial sobre os pneus Runflat

O pneu runflat é um pneu capaz de circular vazio ou até furado. Trata-se de pneus reforçados com flancos portadores que permitem continuar a circular a uma distância de 80 km com toda a segurança (a uma velocidade limitada: 80km/h) mesmo em caso de perda de pressão. A sua estrutura assenta no princípio dos flancos portadores que permitem suportar uma carga importante mesmo em caso de perda de pressão.

pneu runflat

Vantagens de um pneu runflat:

  • Bom domínio do veículo mesmo em caso de furo
  • Sem necessidade de roda sobresselente
  • Substituição não imediata do pneu furado

Em que tipo de veículo posso montar um pneu runflat?

Esta indicação é fornecida pelo construtor do veículo. Tem de se informar para saber se o seu veículo está homologado para pneus runflat. Se não for o caso, é proibido modificar as características técnicas.

É possível substituir pneus runflat por pneus clássicos?

Sim, isto é legalmente possível mas não é recomendado pelos especialistas. Com efeito, as jantes de um veículo homologado RFT são específicas e em condições extremas de rodagem, há um risco de saída da jante.

Se quiser substituir os seus pneus runflat por pneus normais, tenha em atenção para:

  • perguntar ao seu concessionário se a diferença de rigidez não vai afetar os sistemas eletrónicos de controlo (ABS, etc...).
  • se equipar com uma roda sobresselente e uma bomba anti-furo
A destacar

Qualquer veículo equipado com pneus runflat deve imperativamente ter um sistema de controlo de pressão instalado no painel de bordo para prevenir o condutor em caso de perda de pressão.


Principais denominações runflat

ZP = para os pneus runflat Michelin

SSR = para os pneus runflat Continental

ROF = para os pneus runflat Dunlop e Goodyear

EMT = para os pneus runflat Dunlop e Goodyear

Run Flat = para os pneus runflat Pirelli

RFT = para os pneus runflat Bridgestone

BSR = para os pneus runflat Bridgestone


pneu pax

O que é um pneu PAX?

Além do sistema Zero Pressure, a Michelin desenvolveu o sistema PAX. O pneu PAX apresenta flancos portadores ultra-resistentes com um composto polímero reforçado. É outra variante do pneu runflat.


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