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Zona de contacto: os riscos da inflação excessiva e da inflação insuficiente

Os pneus do seu carro parecem enormes e solidamente ancorados no cimento? E, por isso, a superfície de contacto dos seus pneus resume-se frequentemente a alguns centímetros quadrados. É imperativo respeitar as regras de segurança elementares para não ficar em perigo desnecessariamente.

O ar de contacto de um pneu é limitado mesmo em caso de condições ótimas. Isto exige uma verificação regular da pressão dos seus pneus. Uma pressão inadaptada pode efetivamente modificar radicalmente o volume da superfície de contacto como ilustrado abaixo:

A pressão deve ser verificada regularmente pois as apareências por vezes enganam.


Outro ponto importante refere-se ao ângulo de carroçaria. Como lhe explicamos no nosso guia, quanto mais importante for o ângulo de carroçaria, menos o pneu está em contacto com a roda. O esquema abaixo ilustra perfeitamente esta situação:


Um ângulo de carroçaria importante permite abordar as viragens com mais facilidade. Em contrapartida, reduz drasticamente o volume da superfície de contacto!

São estas pequenas modificações, insensíveis, que podem ter consequências não negligenciáveis no comportamento do veículo.

A superfície de contacto deve ser constantemente controlada para prevenir o risco de aquaplaning. Tem que saber que o risco de aquaplaning depende tanto do ar de contacto como da profundidade dos sulcos da banda de rodagem.

Relação entre altura e superfície de contacto

Como ilustrado abaixo, a forma da superfície de contacto varia conforme a altura do pneu quer seja importante (65, esquema da esquerda) ou restrita (35 esquema da direita).


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