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Uma das funções principais do pneu é poder evacuar a água da banda de rodagem em caso de circulação em solo molhado.
O aquaplaning produz-se quando a água se infiltra entre os seus pneus e o solo. Ela acumula-se entre as ranhuras do pneu formando uma película de água. Quando a pressão fica muito elevada e a água já não é evacuada, ocorre uma perda de contacto com a superfície da estrada. Por isso, o veículo fica impossível de controlar.
Uma das principais causas do aquaplaning está associada ao desgaste dos pneus. Quanto mais os seus pneus se gastam, menos profundos são os sulcos, e mais o excesso de água é difícil de evacuar. A superfície de contacto entre o pneu e a estrada (a aderência) torna-se mínima e os riscos de aquaplaning são elevados principalmente se abrandar, travar ou acelerar.
Decomposição das diferentes fases perante um aquaplaningUm pneu com inflação insuficiente provoca um aumento do risco de aquaplaning.
Pressão do pneu | Velocidade | Explicação | |
---|---|---|---|
2.4 bar (35psi) | 0 km/h | Qualquer banda de rodagem (a parte sombreada na imagem) está em contacto com a estrada. | |
2.4 bar (35 psi) | 100 km/h | A zona de contacto é reduzida, mas a água é evacuada corretamente graças às ranhuras do pneu. | |
2 bar (30 psi) | 100 km/h | A superfície do pneu em contacto com a estrada é reduzida. O risco de aquaplaning é significativo. | |
1.7 bar (25 psi) | 100 km/h | A água infiltra-se por baixo do pneu. Este mal toca na estrada, e isso é o aquaplaning. Então, o veículo fica incontrolável. |
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